Jufra lança carta aos participantes do Encontro de Juventudes 2014

Jufra lança carta aos participantes do Encontro de Juventudes 2014

unnamed (2)

A Juventude Franciscana (JUFRA) realizou o Encontro de Juventudes, em Ipojuca (PE) de 23 a 25 de maio e com o objetivo de agregar anseios dos participantes das mais diversas fraternidades, unindo vários regionais que ficaram inquietos com a pergunta: “O que os jovens esperam dos frades?”, portanto, surgiu uma carta para explicitar tais questões.

Ipojuca- PE, 25 de maio de 2014
Dia do Senhor – 6º Domingo da Páscoa

Aos irmãos da Ordem dos Frades Menores,

Aos irmãos e irmãs Jufristas do Brasil.

Felizes em nos fazer presente neste encontro de juventudes, com o tema “Juventudes e novas mídias: tecendo novas relações”, e tomados pela inquietação da pergunta: “O que os jovens esperam dos frades?”, nós jovens da Juventude Franciscana viemos por meio desta reafirmar o nosso desejo de ser presença atuante e estarmos mais próximos de toda Família Franciscana aqui representada pelos frades menores e por nós.

Alinhados com nossa vivência e partilhando da vivência com jovens de outras expressões juvenis das paróquias e comunidades acompanhadas pelos frades desta província, buscamos por meio de nossas ações demonstrar o nosso protagonismo com a missão de encher a terra com o Evangelho de Cristo.

Reconhecemos a importância do acompanhamento e assessoria da 1ª Ordem, de maneira afetiva e efetiva, inseridos na vida das juventudes, valorizando nosso protagonismo e testemunhando para nós a vivência dos valores franciscanos. Dentro dessa realidade, inspirados pelo Documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas, desejamos um acompanhamento por parte daqueles frades menores que demonstre uma forte paixão pela causa jovem. Ressaltando que necessitamos de assistentes que caminhem conosco e que nos façam pensar e não que somente pensem por nós.

Como sinal visível desse compromisso, fraternalmente sugerimos ao Conselho de Formação da Província, que incluam no Programa de Formação, o conhecimento sobre a Ordem Franciscana Secular e a JUFRA, tendo em vista que esta última é a expressão juvenil da grande Família Franciscana. Pedimos ainda o acompanhamento às nossas fraternidades em seus diversos níveis, promovendo também a criação de novas, reconhecendo assim, a juventude como “lugar teológico”.

Reafirmando esse compromisso mútuo entre OFM e JUFRA, desejamos participar dos próximos encontros provinciais e o nacional de juventudes, colaborando na construção, execução e avaliação dos mesmos.

Por fim, voltamos para nossas localidades alimentados pela partilha de experiências de tantos(as) jovens acompanhados(as) por esta província, tecendo novas relações de juventudes e fraternidade.

Que o Santo Cristo do Ipojuca continue a nos dar forças, juntamente com São Miguel Arcanjo e Santo Antônio, na nossa missão de construir o “Reino nos Caminhos da História”.

Fraternalmente,

Jufristas presentes no Encontro de Juventudes 2014

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email