Jovens paulistanos celebram o Dia Nacional da Juventude pedindo paz

Jovens paulistanos celebram o Dia Nacional da Juventude pedindo paz

A atividade, que tem como tema “Juventude e Qualidade de Vida” e o lema “Que vida vale a pena ser vivida?” é celebrada no último domingo de outubro, mas devido ao segundo turno das eleições municipais foi adiada na capital paulista.

Promovido localmente pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, o evento terá início às 12h30 e contará com shows de bandas católicas, representando as diversas expressões de juventude que atuam na Igreja, e às 16h haverá missa presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Haverá também dois atos contra a onda de violência que assola a cidade de São Paulo nas últimas semanas. A Pastoral da Juventude – responsável pelo projeto nacional A Juventude Quer Viver, que vai contra a proposta de redução da maioridade penal, e também organizadora da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens – está preparando fitas pretas que serão entregues aos presentes como sinal de protesto.

Durante a semana, Dom Odilo enviou às paróquias orações pela paz, convocando toda a Arquidiocese para uma mobilização em favor da paz na cidade de São Paulo.

O DNJ de São Paulo está programado para terminar às 18h30.

Dia Nacional da Juventude
Realizada desde 1985, quando a ONU declarou aquele ano como Ano Internacional da Juventude, a celebração do DNJ é realizada pela Igreja Católica em todo o país, geralmente no último domingo de outubro.

As temáticas envolvem tradicionalmente temas sociais ligados à juventude, chamando os jovens para uma reflexão no contexto de Igreja e convidando-os a uma ação prática na sociedade. Para isso, é preparado um subsídio com encontros para grupos de jovens e textos que ilustram o tema a ser trabalhado.

Neste ano, além do tema Juventude e Qualidade de Vida, o DNJ em São Paulo é um grito contra a violência e uma preparação para a Campanha da Fraternidade 2013, que terá a juventude como tema, e para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.

Do site da Arquidiocese de São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email