Jovens participam de Missa de envio à JMJ na Arquidiocese de Juiz de Fora

Jovens participam de Missa de envio à JMJ na Arquidiocese de Juiz de Fora

phoca_thumb_l_dsc03409

Na tarde do último sábado (9), o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa de envio de cerca de 60 jovens que irão participar da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polônia. A Celebração Eucarística, concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, foi realizada na Catedral Metropolitana e ainda contou com a presença do diácono Waldeci Rodrigues da Silva.

Durante a homilia, ao refletir sobre as leituras do dia, Dom Gil falou aos jovens sobre a importância da humildade na realização das obras de Deus. “Sem humildade nós não conseguimos ouvir a Palavra, muito menos vivenciá-la. Então, nessa viagem, peregrinos que somos, devemos estar sempre prontos para vivenciar esta virtude”. O arcebispo ainda destacou que o ponto principal a ser abordado por Papa Francisco na JMJ será a misericórdia. “A misericórdia de Jesus tem que se expressar no mundo de hoje. Vai e faze o mesmo: esta é a mensagem que nós vamos receber nesta jornada”, concluiu.

Ao final da celebração, Dom Gil proclamou o rito de envio dos jovens, que se ajoelharam diante do arcebispo e do altar para receberem a bênção. Após a missa, o arcebispo reuniu-se com os peregrinos para uma reunião, na qual puderam se conhecer e compartilhar informações importantes sobre a viagem que começará no próximo dia 18.

O jovem Lásaro Faciroli da Cruz, pertencente à Paróquia São Geraldo do Bairro Teixeiras, irá pela primeira vez a uma Jornada Mundial da Juventude e conta que está se preparando para o evento com momentos oracionais e de motivação. Ele ainda confessa a ansiedade em ouvir de perto as palavras do Sumo Pontífice. “A expectativa é de ter verdadeiramente um encontro com Deus. Vai ser um momento muito forte com nosso pastor maior, que é o Papa Francisco, então fico numa alegria muito grande em poder estar perto dele”.

Comunidade dos  Jovens Continentais – JMC

phoca_thumb_l_dsc03285Foi na última JMJ, realizada no Rio de Janeiro em 2013, que surgiu, na Arquidiocese de Juiz de Fora, a Comunidade dos Jovens Missionários Continentais (JMC). Tocados pelo impulso que o então recém-eleito Papa deu à juventude, dezenas de jovens realizam, há três anos, trabalhos de evangelização em paróquias de nossa Igreja Particular.

Letícia Cristina Pereira, fundadora do projeto, também irá à Cracóvia e afirma a expectativa em ter o coração reinflamado pelo amor misericordioso de Deus. “Toda Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade de a gente talvez relembrar aquele primeiro chamado que Deus fez. Três anos depois, espero que as coisas que perdemos ao longo do caminho, talvez pelo cansaço, desânimo ou pelo excesso de atividades, sejam recuperadas”.

A Jornada Mundial da Juventude será realizada em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 26 e 31 de julho. Os peregrinos juiz-foranos, provenientes de diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, embarcarão para a Europa no próximo dia 18, em companhia de Dom Gil Antônio Moreira, do Padre Ivair Carolino e quatro seminaristas. Durante os dias que antecedem a jornada, o grupo participará de uma peregrinação a santuários e pontos turísticos religiosos do continente.

Por Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email