Jovens participam da 4ª Jornada de Formação Franciscana no RS

Jovens participam da 4ª Jornada de Formação Franciscana no RS

unnamed

Cerca de 90 jovens, vindos das diversas regiões do Rio Grande do Sul, participaram nos dias 16 a 18, na cidade de Tabaí, da 4ª Jornada de Formação Franciscana para Jovens, da Juventude Franciscana (JUFRA), com o tema “Espiritualidade Franciscana um jeito de ser e viver nos dias de hoje”.

Eles chegaram à comunidade São João Batista, por volta das 17h e foram recebidos com muita alegria pelo grupo de jovens “Vida Nova Animada em Cristo” (VNAC). Após a acolhida, o grupo assistiu um filme musical sobre a vida de São Francisco.

O Prefeito da Cidade, Sr. João Brandão, se fez presente e ao se dirigir aos jovens lhes deu os parabéns por aceitarem participar deste curso, e recordou que a cidade, em especial a Vila Tabaí os aguardava ansiosamente.

Logo depois os jovens foram acolhidos por famílias da Paróquia, que estavam os aguardando. Nesta etapa, pernoitaram em casas de famílias. A acolhida é algo que faz parte da espiritualidade franciscana como recordou Frei Patrício Ceretta ao informar quais famílias os jovens ficariam.

Nos dias que decorreram, os jovens puderam fazer uma profunda experiência de fé. Em meio a palestras e dinâmicas eles refletiram sobre a espiritualidade franciscana. Frei Luis Mendez, pároco de Agudo, que ministrou a primeira palestra recordou aos jovens que a espiritualidade não se vive isoladamente, que é um processo do eu para com a comunidade.

Durante uma caminhada reflexiva pelas ruas os jovens visitaram famílias e lhes entregaram sementes abençoadas por eles. Parte do percurso foi feito com Carroça de Boi, que para alguns do meio urbano, foi uma novidade.

Entre momentos de descontração e oração os jovens formam motivados a viverem uma espiritualidade no seu dia-a-dia, em suas famílias, grupos e comunidade.
Segundo Caroline Pereira, de Tabaí, a JFF foi uma experiência maravilhosa. “Minha família acolheu dois jovens da JUFRA de Porto Alegre e foi muito legal, a troca de experiências e a partilha. Foi uma graça de Deus poder ter eles em nosso meio” concluiu ela.

No domingo aconteceu a celebração de envio, que foi presidida por Frei Luis e concelebrada por Frei Paulo Reis, coordenado do serviço de animação vocacional da Província.

Durante a homilia Frei Blásio Kummer, coordenador do projeto de Evangelização da Juventude agradeceu a comunidade local por acolher os participantes, e os convidou para a próxima etapa que acontecerá nos dias 16 a 18 de Novembro no Convento São Boaventura em Imigrante.

Confira as fotos na pagina no facebook: www.facebook.com/partiujff

Por: Frei Malone Rodrigues, OFM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email