Jovens líderes recebem capacitação em Província Estigmatina

Jovens líderes recebem capacitação em Província Estigmatina

Foto: padre Isaac Assis, CSS.

Foto: padre Isaac Assis, CSS.

De 22 a 24 de abril, aconteceu no Centro Estigmatino de Pastoral, no Distrito Federal, o III Encontro de capacitação dos líderes juvenis da Província Estigmatina São José.

Participaram do encontro: 2 jovens Morrinhos, 10 de Goiânia, 1 de Luziânia, 1 de Brasília, 2 de Palmas, 2 de Várzea Grande, 1 de Belo Horizonte e 2 de Uberaba.  A pastoral juvenil provincial sentiu a falta dos jovens do Santuário Santa Edwiges do Rio de Janeiro, RJ e da Paróquia Santíssima Trindade de Goiatuba, GO. O encontro foi assessorado pelo leigo Joaquim e padre Isaac, CSS.

Pela manhã de sexta, após o café, a oração e a dinâmica de apresentação, o Superior provincial padre Rubens Sodré Miranda, CSS dirigiu aos jovens uma palavra de encorajamento e de ânimo a fim de levar avante a missão de Jesus, que é o Reino de Deus. Em seguida, o seminarista Vitor apresentou a proposta do encontro, seus objetivos e o tema. Por sua vez, padre Isaac conduziu uma dinâmica a fim de retomar os trabalhos do último encontro e passou a voz e a vez aos grupos que relataram como está o trabalho de evangelização das juventudes em suas localidades.

No período vespertino, escutou-se o trabalho realizado pelos jovens em suas realidades. A pastoral juvenil provincial solicitou que cada grupo paroquial pudesse fazer uma visita em algum lugar de vulnerabilidade juvenil de sua cidade. Foi uma tarde marcada por ricas escutas e análises de conjunturas. Após o jantar, todos os jovens participaram de uma peça teatral: Jacques e seu amo no Centro Cultural Banco do Brasil.

No sábado, após o café e a oração, os jovens foram à cidade Estrutural (região administração do DF). Lá conheceram diversas realidades de vulnerabilidade juvenil e ainda conversaram com o jovem Fernando a respeito de sua luta e seu protagonismo pela causa juvenil. À tarde, o assessor Joaquim, a partir das ressonâncias dos jovens líderes estigmatinos, expôs de maneira bem serena e envolvente questões das juventudes do país. Indagou a todos a lutarem por mais vida, mais direito e mais humanização. O segundo dia encerrou-se com um envolvente luau na casa do casal de leigos estigmatinos Janete e Walmir.

No domingo pela manhã, padre Isaac apresentou o plano provincial da pastoral juvenil e insistiu no planejamento das atividades, no trabalho de rede e na formação continuada. Em seguida, prosseguiu-se aos encaminhamentos: II EIJE, JMJ, sites juvenis, pós-graduação em juventude, entrega dos subsídios para 2016 e avaliação do encontro. O III Encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística e um delicioso almoço. Muito obrigado a todos que acreditam nos jovens, eles são o presente de nossa história. Continuemos na comunhão e no testemunho a serviço das juventudes.

Por padre Isaac Assis, CSS., Animador Vocacional

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email