Jovens líderes de novas comunidades do RJ participam de reunião da CNBB, na Paraíba

Jovens líderes de novas comunidades do RJ participam de reunião da CNBB, na Paraíba

Reunião de líderes

Quatro novas comunidades do estado do Rio de Janeiro estiveram representadas na Reunião de Líderes Jovens das Novas comunidades, promovida pela  a Comissão para a Juventude  da (CNBB), entre os dias (30) de maio e (01) de Junho, na sede da comunidade Doce Mãe de Deus, em João Pessoa na Paraíba. Este ano o tema da reunião foi “Ide, sem medo, para servir”, com o objetivo de aprofundar o estudo e a partilha da vivência do documento 85, como também discutir o processo de revitalização da pastoral juvenil.

Estiveram presentes na reunião, jovens líderes das comunidades Bom Pastor, Santos Anjos, Do caos à Glória e comunidade Servir para debate junto com  outros carismas de todos o país a realidade da evangelização da juventude nas novas comunidades. Com a presença do presidente da comissão, Dom Eduardo Pinheiro e o assessor, Padre Sávio Ribeiro, os jovens experimentaram momentos de comunhão de carismas, estudos e partilha de experiências em ações evangelizadoras.

Durante os dias do evento foram realizadas palestras, grupos de debates, missas e adorações. Já no sábado houve a noite cultural, para um momento expressão da cultura do estado anfitrião. Os jovens da arquidiocese da Paraíba foram convidados para junto com os jovens líderes das novas comunidades participarem de uma quadrilha junina com muito forró pé de serra e assistirem uma apresentação de um show de comédia.

“Experimentamos nesses dias uma forte comunhão e ouvir o que a igreja espera de nós na evangelização de outros jovens é uma oportunidade única. Nós também tivemos a possibilidade de traçar para nossa comunidade uma nova atuação de evangelização”, disse Rafael Fernandes, jovem líder da comunidade Do caos à Glória.

Segundo Monike Oliveira, comunidade Santos Anjos, a palavra unidade define reunião de jovens líderes, pela possibilidade de unidades dos carismas e a graça de estudar o que a igreja deseja no anúncio do evangelho.

Esta reunião fez parte da etapa de encontros pro expressões que trabalham com juventude, após a última realizada em 2013 onde representantes das dioceses, movimentos, congregações e novas comunidades do Brasil estiveram em Brasília para o Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil Nacional.

Colaboração: Diego Rocha e Felipe Ramos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email