Jovens latino-americanos enviam mensagens a jovens brasileiros

Jovens latino-americanos enviam mensagens a jovens brasileiros

unnamed

Durante o Encontro Latino-americano de Responsáveis da Pastoral Juvenil, que aconteceu semanas atrás, em Willemstad (Curaçao), jovens latinoamericanos enviaram mensagens à Pastoral Juvenil no Brasil, ainda inflamados pela JMJ Rio2013 e pelo intercâmbio cultural do encontro. Confira:

 

 

 

Ao final do encontro, também foi divulgada a mensagem do evento:

MENSAGEM DO XVIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE RESPONSÁVEIS NACIONAIS DE PASTORAL JUVENIL, CURAÇAO 2015

‘Seguindo os passos de Jesus, seguimos fazendo barulho’

Reunidos em Curaçao, recordamos nossos passos, seguindo os passos do mestre nesses 40 anos da Pastoral Juvenil Latino-americana, revitalizamos nossa vida a luz do amor.  Nestes dias de Encontro nos deixamos fascinar, ao lembrar que os trilhos até o horizonte já tem história. Que Deus é o horizonte do Jovem, que seu Filho é o caminho e que o Espírito Santo é a força que nos anima ao caminhar.

Reconhecemos e denunciamos às situações e problemáticas que afetam aos jovens de nosso continente como a violência, a exclusão e a migração.  Os acertos e desacertos em nossa ação pastoral, e a partir disso, discernimos as ações que nos impulsionarão, para seguir construindo a Civilização do Amor.

Revitalizamos e valorizamos a realidade transformadora e dinâmica da Pastoral Juvenil Latino-americana. Reconhecemos quem somos, Somos o rosto jovem de Cristo, sua alma e seu coração. Somos a juventude de São João Paulo II, de Bento XVI, de Francisco, e sua pastoral da periferia. Somos a juventude de Monsenhor Romero, Monsenhor Gerardi, Monsenhor Leonidas Proaño, de São Alberto Hurtado, Cardeal Eduardo Pironio, Santa Teresa dos Andes, o Beato Carlos Manoel Rodriguez, e de tantos outros santos, beatos e mártires. Somos irmãos de todo o continente, inclusive os que estão mais além dos nossos mares, presentes como imigrantes em outros países. Somos 22 nações, e muitas realidades, que batem em um só coração, á luz de Cristo.

No desejo de continuar construindo a cultura da paz, o Papa Francisco nos desafiou dizendo-nos que façamos barulho (barulho bom) e nós queremos lhe responder saindo as ruas para gritar a nossa fé, a proclamar a pedagogia da misericórdia, a esperança e alegria. Vamos tomar a iniciativa no amor, assim como nos ensinou Jesus.

Jovem, ama por primeiro! E se deixa amar. Queremos ser transformadores da realidade a luz da Boa Nova que é Cristo, presente em nossa vida, para converter com nosso testemunho os corações e mentes do mundo inteiro. Caminhemos juntos, Jovens Latino-americanos e caribenhos, rumo a Civilização do Amor com uma esperança fiel e uma valentia alegre.

Agradecemos a gentileza das pessoas de Curaçao que nos acolheram nestes dias de encontro, e também agradecemos a todas as pessoas que contribuíram nesse caminho da Pastoral Juvenil do nosso continente. Encomendamos a Maria, mãe de jesus e nossa mãe, porque Ela, é aquela que soube transformar um curral de animais na casa de jesus, com uns pobres panos e uma montanha de ternura. (EG 286).

Willemstad – Curaçao, 20 de março de 2015, Ano da vida consagrada.

Tradução e adaptação: Anderlon Mendes e Valesca Montenegro
Vídeos: Maurício Stanzani e Valesca Montenegro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email