Jovens fazem reflexão depois da JMJ

Jovens fazem reflexão depois da JMJ

Os cerca de 400 representantes da Diocese de Montenegro – RS que viveram pessoalmente a Jornada Mundial da Juventude 2013no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho últimos, já mataram as saudades de suas casas, famílias, camas e chuveiros quentes. Durante os seis dias de evento, o site da Diocese fez uma cobertura com o que alguns jovens conseguiam compartilhar nas redes sociais no decorrer da JMJ. Agora, de volta a seus lares, renovados, eles já conseguem refletir melhor sobre o que presenciaram nessa semana histórica para a vida da Igreja.

Foto de Jaqueline Fritsch

O jovem Rodrigo Scottá, de Barão, postou em seu perfil pessoal uma longa reflexão, da qual extraímos alguns trechos: “Não há palavras suficientes que expressem tudo que vivi na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Talvez, seja uma experiência de vida inimaginável para muitos. (…) Vi que o povo do Rio de Janeiro tem uma acolhida surpreendente. Afinal, quantos de nós cederíamos nossa casa para pessoas que não saberíamos de onde estavam vindo? (…). O povo da JMJ, embora com dores pelo corpo, tinha a alma e o coração revigorados a cada instante. Ou seria fácil caminhar muito, ficar de pé umas duas horas dentro de um metrô lotado (lotado, no sentido prensado) para poder chegar ao destino desejado? (…) O povo do Rio é um povo que auxilia. Já pensou em chegar a um local e não conhecer nada? Ficar a cerca de 60, 70 quilômetros longe dos Atos Centrais? O que fazer se não existissem pessoas para nos auxiliar? O povo voluntário é feliz! Afinal, eles também pagaram sua inscrição. Para quê? Para nos ajudar, para auxiliar aos milhões que se fizeram presentes. O povo da JMJ é um povo que busca Cristo. Não pensem que tudo que vi representa a nossa realidade. A JMJ me proporcionou uma amplitude sobre a religião católica que ninguém pode imaginar! (…) O povo é forte! Em todos os sentidos. Suportar as provações, os problemas surgidos, suportar o frio, a chuva, o peso dos materiais, das mochilas… (…). ‘O povo do Rio precisava disso’. Quantas pessoas usaram essa frase. A Jornada foi um evento que o povo brasileiro jamais vai esquecer, seja por tudo o que aconteceu ou pelo legado que ela deixou. O povo da JMJ é amor! Soube acolher o Papa Francisco, suas palavras, seus gestos, suas experiências! E tirar delas as mensagens mais bonitas para o tempo que o mundo vive agora. (…) ‘Essa é a juventude do Papa! Essa é a Juventude de Cristo!’. E agora, quando volto ao RS e os outros milhões voltam para suas terras, temos muito para contar. E devemos continuar a nossa missão. A missão de evangelizar e continuar a JMJ em todos os lugares deste mundo. Que assim seja, hoje e sempre”.

Rosi Morschel, de Tupandi, postou várias fotos da Jornada e escreveu em seu perfil pessoal: “Chegamos em casa! A JMJ nos surpreendeu, em muitos aspectos! O Papa deu um show de fé e simplicidade! Polônia em 2016 que nos aguarde”.

O Pe. Eduardo Luis Haas compartilhou nesta terça-feira uma foto e a seguinte avaliação com seus amigos no Facebook: “Em casa! Depois de uma excelente semana de JMJ, chegamos ontem à noite a Montenegro. Nosso agradecimento a todos pela oração e pela acolhida em Vigário Geral, Rio de Janeiro. Na foto, nosso grupo de padres: Luciano Royer, Neimar Schuster, diácono Márcio Weber, Ricardo Nienov e eu, na missa do domingo último. Boa semana a todos”.

A jovem Eduarda Gabriela, que mora em Montenegro, escreveu na tarde desta terça-feira que “foi uma semana maravilhosa, literalmente na cidade maravilhosa! Todos os ‘apertos’, e o cansaço não são nada perto do que tivemos a chance de vivenciar. Obrigada a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram a concretizar esse momento, aos voluntários que lá estavam, obrigada ao povo querido do Rio pela hospitalidade, pelas informações (que foram muitas em todos os momentos), foi realmente uma experiência inesquecível com pessoas queridas do mundo inteiro! Mas claro, também é muito bom estar de volta; não pensei que sentiria tanta falta da minha cama! E que venha 2016 na Cracóvia!”.

Assim que chegou em casa, o seminarista Diogo Ertel postou o seguinte comentário: “Viva a JMJ! Chegamos bem e a semana inteira vai ser marcada com os fatos que marcaram a Jornada no Rio de Janeiro… ‘Esta é a juventude do Papa’ vai ficar marcada como uma das frases mais utilizadas pelo povo! A Igreja Católica está edificada na fé com as palavras do Santo Padre!

A reflexão do diácono Márcio Weber, postada em seu perfil nesta terça-feira, resume o que se espera de toda a Igreja a partir de agora: “Depois de tudo o que escutamos do Papa, precisamos começar a colocar em prática. Tanto pedimos uma Igreja mais próxima, agora precisamos ajudar a torná-la concreta. O compromisso do católico aumentou, vamos fazer nossa parte”.

O site oficial da Jornada Mundial Juventude 2016, que será em Cracóvia, na Polônia, já está no ar e pode ser conferido AQUI

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email