Jovens de vários países participarão da Semana Missionária em São Luís

Jovens de vários países participarão da Semana Missionária em São Luís

Por Arquidiocese de São Luís

Entre os dias 16 e 22 de julho, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão acolherá jovens do mundo inteiro que participarão da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro (23 a 28/7). A missa de abertura da Semana Missionária acontecerá no dia 16 de julho, terça-feira, às 17h, em frente a Igreja da Sé, na praça Dom Pedro II, centro histórico de São Luís.

“Todos os países que acolhem a Jornada Mundial da Juventude realizam a pré-Jornada. Na última edição, que aconteceu em Madri, participaram cerca de 300 mil jovens, representando mais de 135 países, que foram acolhidos em 63 dioceses. No Brasil, maior país católico do mundo, com 276 dioceses, espera-se um número superior a Semana Missionária de Madri”, explica Kécio Rabelo, responsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese de São Luís, que coordenam a Semana Missionária.

A programação da Semana Missionária acontecerá com atividades nas dez Foranias que compõem a Arquidiocese de São Luís, e serão baseadas em três eixos: espiritualidade, solidariedade e cultura.

Durante a Semana Missionária, os peregrinos viverão dias de oração e recolhimento nas paróquias, poderão conhecer a cultura da cidade e participarão de trabalhos pastorais, na área social.

Devido as caravanas que irão via terrestre, a missa de envio dos jovens para Jornada Mundial da Juventude está marcada para o dia 20/7, às 17h, também em frente a Igreja da Sé.

Além dos peregrinos, podem participar das atividades da Semana Missionária todas as pessoas que desejam vivenciar o período da pré-Jornada com os jovens em São Luís.

Sobre a Semana Missionária

As Pré-Jornadas começaram em 1997, na JMJ de Paris, quando a Igreja na França promoveu esses encontros, com o objetivo de facilitar a pastoral juvenil das dioceses francesas, e conseguir que a França inteira acolhesse aos peregrinos vindos de outros países.

A experiência foi considerada positiva e desde então, os países que acolheram a JMJ, decidiram realizar. Na ordem, foram eles: Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Em todos eles, as Pré-Jornadas incluíram: encontros com jovens e as famílias, concertos, vigílias de oração ou trabalhos sociais para a comunidade.

Os objetivos da “Semana Missionária” são parecidos com os da JMJ, ambas pretendem oferecer aos participantes: um encontro pessoal com Cristo; uma experiência vital de universalidade da Igreja Católica como comunhão e também com a paternidade espiritual do Papa e o redescobrimento da vocação batismal à santidade, onde todos são chamados a ser membros ativos da Igreja, responsáveis pela nova evangelização do mundo contemporâneo.

Na programação das pré-Jornadas, existem três eixos contemplados: oração, solidariedade e cultura. Na oração, os jovens devem dedicar tempo à Eucaristia e a oração pessoal; com as ações de solidariedade, os jovens devem dedicar um tempo aos mais necessidades e que sofrem com a vulnerabilidade social e com o eixo da cultura, os jovens são imergidos na cultura local do país e região que acolhe a JMJ, e em contrapartida, os peregrinos também falam da cultura de seus respectivos países, pois segundo o beato João Paulo II, criador da JMJ, “a fé é feita da cultura”.

No Brasil, o Pontifício Conselho para os Leigos (organismo do Vaticano responsável pela realização da JMJ) acolheu a sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que os dias que antecedem à JMJ recebam o nome de “Semana Missionária”.

Veja a programação completa:
Dia 15/ 7/13 (Atos centrais – Arquidiocese e Paróquias)

CHEGADA DOS PEREGRINOS

8h às 17h30 – Acomodação dos peregrinos

19h – Santa Missa, jantar e tempo livre (nas paróquias aonde serão acolhidos)

 

Dia 16/ 7/13 – 1º Dia – Atos centrais (Arquidiocese e Paróquias)

CHEGADA DOS PEREGRINOS

8h às 10h – Café da manhã

10h às 16h – Após o café o dia, dia livre para passeio turístico em São Luís. (será entregue “Guia Turístico-cultural” aos peregrinos).

17hMissa de abertura, em frente a Catedral da Sé.

20h – Jantar


Dia 17/ 7/13 – Paróquias e comunidades paroquiais

CULTURA

8h às 10h – Café da manhã e Santa Missa

10h às 12h – Palestras e vídeos sobre a expressão da religiosidade católica através da cultura.

Temática das palestras: abordagem sobre a cultura e História do Brasil. Como se expressa a religiosidade católica Mostrar como ela se expressa em nossas missas e encontros, nas paróquias e na vida como um todo.

14h às 17h30 – Momento de partilha: apresentações culturais brasileiras e dos peregrinos sobre a vivência da fé na cultura de cada peregrino: música, dança, fotografias, relatos e vídeos.

19h – Jantar e Festa Junina (com comidas típicas, apresentação de quadrilha e brincadeiras)


Dia 18/ 7/13 – PAROQUIAS E COMUNIDADES

ESPIRITUALIDADE

8h às 10h – Café da manhã e Santa Missa

10h às 12h – Momento de interação (partilha) sobre a nossa realidade eclesial e a dos peregrinos estrangeiros.

14h às 17h30 – Tarde de recolhimento: pregação sobre a importância da vida espiritual   – Momento de deserto dirigido – Terço

19h – Jantar e Adoração
Dia 19/ 7/13 – ARQUIDIOCESE E PARÓQUIAS

SOLIDARIEDADE

8h às 10h – Café da manhã e Santa Missa

10h às 12h – Programação do dia:

  1. Palestra curta sobre doutrina social (caráter de introdução)
  2. Apresentação dos trabalhos sociais realizados por nossa Igreja: Pastoral Social, Vicentinos, Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade e demais Pastorais Sociais. Serão realizadas visitas em casas de abrigo e asilos, conforme programação do dia.

15h – Concentração no Papodromo: Memória da visita de João Paulo II a São Luís. Seguida em caminhada ate a Praça Maria Aragão para Missa de envio para Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013.

17h  – Missa de envio para a JMJ Rio 2013 – Igreja da Sé, praça Dom Pedro II, centro histórico de São Luís.

Obs: Após a missa de envio a programação de São Luís prosseguirá, até o dia 22/7, segunda-feira, de acordo com programação de cada Paróquia. E os jovens que viajarão de ônibus para a JMJ partem, em sua maioria dia 20/7, em pontos variados da cidade.
Dia 20/07/13- Paróquias e Comunidades

FAMÍLIA

8h às 10h– Café da manhã e Santa Missa

10h às 12h – Reflexão sobre a vida em família e caminhada na igreja (pode contar com a participação da Pastoral Familiar)

14h às 17h30 – Convivência com as famílias que estão acolhendo peregrinos (passeio, lazer, esportes, pic-nic, almoço em família na paróquia, atividades que proporcionem interação entre os jovens e as famílias)

19h – Jantar em família


Dia 21/07/13 – Foranias e Paróquias

CONCENTRAÇÃO DAS FORANIAS E PAROQUIAS

h8 às 10h – Café da manhã

10h às 17h30 – Concentração das Foranias (horário a ser definido pela coordenação das foranias e paróquias). Evento com Louvor, apresentações de Dança e/ou Teatro.

Obs: A programação do evento será organizada pelas paróquias que acolherão os jovens.

19h – Jantar e tempo livre


Dia 22/07/13

DESPEDIDA DOS PEREGRINOS

8h às 10h – Café da manhã e Santa Missa

10h às 17h30 – Após o café da manhã, os peregrinos terão o tempo livre para visitar pontos turísticos e/ou espaços culturais da cidade  de São Luis e cidades vizinhas. (Algumas caravanas partem para o Rio de Janeiro.)

19h – Jantar e tempo livre


Dia 23/07/13

DESPEDIDA DOS PEREGRINOS

8h às 10h– Café da manhã e Santa Missa

10h às 19h – Deslocamento para o Rio de Janeiro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email