Jovens de Maceió celebraram DNJ no último domingo

Jovens de Maceió celebraram DNJ no último domingo

maceio dnj 2015A Arquidiocese de Maceió, no último dia 27 de setembro, vivenciou um momento de grande festa, tudo por conta do Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Colégio Nossa Senhora do Amparo.

Jovens oriundos de diversas regiões, movimentos e pastorais marcaram presença no evento promovido pelo Setor Juventude que contou com a animação de dois ministérios de músicas, pregações de jovens membros de comunidades de vida, que desenvolveram temas propostos para o evento. Os participantes tiveram ainda um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, marcado por um profundo silêncio e intimidade com Jesus Eucarístico, além de ouvirem os testemunhos de um jovem casal, de uma religiosa e de dois jovens, um leigo e outro consagrado.

A programação do encontro foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, e concelebrada pelo responsável do Setor Juventude, padre Valmir Galdino.

Durante a homilia, Dom Antônio enfatizou a importância da juventude na evangelização de outros jovens para a transformação da sociedade. Destacou a vida de São Vicente de Paulo como exemplo de homem de caridade e abnegado pastor de ovelhas. E, ao tratar, de modo específico, sobre a liturgia da Palavra daquele dia, salientou os termos “perdão” e “misericórdia” como expressões próprias do Reino de Deus que devem marcar a vida cristã.

Na área externa do ginásio, padres se revezaram no atendimento das confissões. E religiosas da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), seção Alagoas, expuseram as histórias e o carisma de suas congregações com promoções vocacionais.

De acordo com o Setor, o DNJ deixou a certeza que tal iniciativa não foi apenas para aglomerar jovens ou um ambiente para reunir pessoas. Ao contrário, o evento foi teve um único objetivo e finalidade: o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e, Nele, fazer a experiência de comunhão com o outro, ficando para cada jovem a responsabilidade de concretizar o tema do DNJ 2015 “Juventude construindo uma nova sociedade”.

O DNJ acontece em todas as dioceses do Brasil, sempre em datas diferentes, conforme a realidade e organização de cada Setor da Juventude. No início, ele foi uma iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ), hoje incorporado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para ser celebrado em nível diocesano. Neste ano de 2015, O DNJ completa 30 anos.

Da Redação, com Setor Juventude Arquidiocese de Maceió

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email