Jovens da Diocese de Petrolina (PE) reúnem-se na I Assembleia Diocesana de Juventude

Jovens da Diocese de Petrolina (PE) reúnem-se na I Assembleia Diocesana de Juventude


De sexta-feira (22) a domingo (24), representantes da juventude da Diocese de Petrolina (PE) reuniram-se na I Assembleia Diocesana de Juventude, no Centro Pastoral Monte Carmelo. O objetivo principal do encontro foi, além da interação entre os diversos carismas presentes na diocese, a elaboração do Plano de Evangelização para a Juventude a curto, médio e longo prazo. Na sexta-feira, houve a animadora acolhida aos jovens e, em seguida, aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que impulsionou e deu um sentido sagrado à assembleia.

O sábado iniciou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias. Em seguida, os jovens receberam uma formação do assessor Jean Alves, da Arquidiocese de Natal (RN), focada nas diversas faces da juventude, suas necessidades e peculiaridades. Após a formação, os jovens dividiram-se em grupos para a criação de propostas voltadas para a evangelização da juventude. As propostas foram discutidas em plenária e incluídas no esboço do Plano de Evangelização. Ainda no sábado, ocorreu a Noite Cultural da Assembleia, com a animação do Ministério de Música da Obra Shalom de Petrolina e jovens do Grupo Shekinah (paróquia Santa Luzia – Cohab Massangano). A noite foi repleta de muita animação, louvor e fraternidade, que renovou o ânimo dos jovens para a finalização do encontro.

O início do domingo foi marcado pela reafirmação da fé dos presentes quando, reunidos em plenária, assistiram à transmissão do último Angelus do Santo Padre, o Papa Bento XVI como pontífice. Foram apresentados os projetos da Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, da Pré-Jornada em Petrolina e os trabalhos do Setor Juventude, como o ‘Alegrai-vos’, grande puxada católica que se realizará no próximo 07 de Abril. Houve, também, um forte momento de espiritualidade conduzido pelo membro da Comissão Organizadora Local da Pré-JMJ, Anderson Wagner, sobre os patronos e intercessores da JMJ, santos e beatos que representam, para os católicos, exemplos em quem se espelhar no seguimento ao Senhor Jesus Cristo.

Após esse momento, houve a apresentação do esboço do Plano de Evangelização e, em seguida, o padre Givanildo José fez o encerramento da Assembleia na esperança e certeza de que as sementes frutificarão. “É com grande alegria que realizamos nossa I Assembleia Diocesana de Juventude, com o desejo de viver a comunhão com as diversas espiritualidades juvenis existentes na nossa Diocese. Esta assembleia quis celebrar nossa caminhada missionária juvenil, olhando a realidade em que vivemos, nossos desafios e problemáticas para nos projetarmos a novos horizontes que exigem de nós uma postura de fé, como protagonistas de uma nova sociedade: jovens evangelizando jovens”, ressaltou o Assessor do Setor Juventude, Pe. Givanildo José de Souza.

Texto e Fotos: Ascom/ Setor Juventude de Petrolina

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email