Jovens da Arquidiocese de Natal esperam com ansiedade pela JMJ Rio 2013

Jovens da Arquidiocese de Natal esperam com ansiedade pela JMJ Rio 2013


Paróquias e Comunidades do Rio Grande do Norte estão se mobilizando para participar do evento, o maior da juventude católica

Faltando pouco mais de um mês para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que este ano vai acontecer pela primeira vez no Brasil, no período de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, jovens de diversos cantos do país se mobilizam para participar do evento, considerado o maior da juventude católica, que contará com a participação do Papa Francisco. Na Arquidiocese de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, a preparação já está a todo vapor nas paróquias e comunidades.

Para a assistente de secretariado, Juliane Andrade (27), que integra o grupo de Renovação Carismática (RCC), na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal (RN), a expectativa é de vivenciar fortes momentos de oração e fé, durante a JMJ. “Estou muito ansiosa! Quando fui para o evento “Bote Fé”, aqui na cidade, pedi a Deus com muita força para ir ao Rio de Janeiro. Quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinaram pela minha paróquia, senti a confirmação. Deus me dizia: “Eu te chamo e estarei ao seu lado, minha filha. Confia em mim! Minha expectativa é de que todos possamos sentir o amor e a alegria de Deus em nosso meio”, frisa.

Durante a preparação para a Jornada, Juliane conta que passou por uma dificuldade financeira e que a mãe assumiu algumas despesas da viagem, como passagens aéreas. “Nesta viagem, vou com meus irmãos em missão, do Grupo de Renovação Carismática da Paróquia de Candelária, e vamos ficar hospedados no Rio, na casa de uma amiga nossa. Espiritualmente, a minha preparação está na confiança em Deus e na realização de orações diárias. Fisicamente, estou fazendo caminhadas e bebendo muito líquido, porque vamos andar bastante como peregrinos de Deus”, relata.

Um encontro com o Papa Francisco
“Há quase um mês do início da JMJ, meu coração já bate acelerado na expectativa de poder participar, partilhar, conhecer novas pessoas e estar mais próximo do Santo Padre”, é o que o estudante do curso de Filosofia, Augusto Costa (29), espera para esta edição da Jornada. Ele diz que desde que soube que o Brasil seria sede da JMJ, teve o desejo de participar.

Integrante do setor juventude na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Neópolis, na capital potiguar, e também um dos voluntários do estado na Jornada, o jovem vem se preparando há bastante tempo para participar do evento. “Me preparei financeiramente através de um “livro de ouro”, em que pedi ajuda financeira aos amigos mais próximos. Em minhas orações diárias, peço a Deus o discernimento para que essa Jornada dê frutos não só a mim, mas a muitos jovens, que com certeza irão precisar do alimento espiritual, de uma palavra amiga de conforto e busca incessante de Deus”, pontua.

Uma viagem com amigos de caminhada
Participantes da Juventude Salesiana – Equipe Suporte de Comunicação, do bairro Gramoré, em Natal (RN), também vão participar da Jornada. Um deles é a contadora Cybelle Pereira (27). “Viajar com meus irmãos de caminhada para uma Jornada no meu país me traz uma boa expectativa, mas não é só isso. Estou prestes a realizar um dos meus maiores sonhos, que é o de ver o maior representante da Igreja Católica, o Papa Francisco”, ressalta. Para participar da JMJ, Cybelle teve que conciliar os horários do trabalho, para passar o período do evento, no Rio de Janeiro. “Sei que tudo que viverei na JMJ marcará minha vida profundamente para sempre, meu desejo de estar lá se concretiza a cada dia que passa. Então, todo esforço vale a pena”, frisa.

Em relação à preparação para a Jornada, Cybelle conta que o grupo do qual ela faz parte está realizando reuniões de reflexão, semanais. “Estou ciente que lá no Rio de Janeiro não terei tanto tempo para descansar, ou sair de carro, porque a jornada é devoção e peregrinação, então para isso, o grupo que eu participo se reúne todos os domingos para preparar o espírito, com orações de reflexão. Além da preparação espiritual, todas as segundas jogamos vôlei na praia de Areia Preta, com o objetivo de minimizar o sedentarismo, para que tenhamos mais disposição na jornada”, diz.

Testemunho de quem já viveu uma JMJ
“Só sabe o que é uma JMJ quem participa de uma. Ver e estar com o Papa é certeza também da Ressurreição do Cristo e da beleza da nossa amada e querida Igreja”. Isso é o que respondeu o estudante de Jornalismo, Rodrigo César (19), quando perguntamos “qual a expectativa para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de janeiro?”.

Rodrigo, que faz parte de grupos de oração na Comunidade Católica Shalom, em Natal, participou da Jornada de Madrid, em 2011 e diz que a expectativa para esta edição é positiva. Ele também vai ser voluntário, representando o estado. “Espiritualmente, venho intercedendo pela Jornada, desde quando cheguei de Madrid. Mas, nos últimos tempos, a intensidade e a frequência desta intenção, nas minhas orações, tem crescido. Espero, durante este período, poder ajudar aos jovens que serão peregrinos nesta JMJ, através do meu pequeno testemunho das graças do Senhor e sua eleição em minha vida.”, destaca.

Por Luiza Gualberto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email