Live Jovens Conectados: 10 anos construindo pontes entre a Igreja e a Juventude

Live Jovens Conectados: 10 anos construindo pontes entre a Igreja e a Juventude

É tempo de festa! Há exatamente 10 anos, jovens de todas as regiões do Brasil dedicam seus talentos em prol da Juventude no Brasil. Estes jovens encontraram na Comunicação seu ministério e desejam levar adiante o ideal da unidade na diversidade.

A  equipe jovem de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude-CEPJ, mais conhecida pelo portal Jovens Conectados busca ser instrumento de evangelização da Juventude, como um canal que dá voz e rosto às Juventudes do Brasil e, muito além disso, ajuda na construção de pontes entre a Igreja e os jovens.

Para pe. Antônio Ramos do Prado, assessor externo da CEPJ, o portal Jovens Conectados é extremamente importante  para a Igreja no Brasil, pois, “leva Jesus Cristo até os jovens, com uma linguagem juvenil que interpela os jovens a fazerem uma opção fundamental por Jesus”, afirma.

Comemoração on-line

Para comemorar, no sábado, dia 05/12 às 20h30 acontecerá uma live pelo Youtube. Será um bate-papo, um momento de partilha de experiências e mais algumas surpresas! Se prepare, vai ter muita emoção, afinal é uma década de histórias!

E as comemorações não terminam com a live! No domingo, 06/12, às 09h30 será transmitida também pelo Youtube, uma Missa de Ação de Graças, celebrada pelo pe. Antônio Ramos do Prado.

A ideia inicial era realizar um grande encontro presencial, mas devido a pandemia, a comemoração será on-line.

Histórico

A equipe jovem de comunicação foi organizada em 2010 e começou auxiliando o então setor de Juventude da CNBB a se comunicar com os jovens, sendo um canal para que as juventudes e as expressões eclesiais pudessem dialogar.

Assim, surgiu o site Jovens Conectados, que cresceu ao longo desses seis anos, conquistando uma presença marcante nas redes sociais. Desde então, a equipe tem feito a cobertura de eventos importantes como as JMJs de Madri, Rio, Cracóvia e Panamá e desempenha o papel de canal de divulgação das iniciativas da Comissão para a Juventude da CNBB.

Profissionais voluntários de diferentes áreas, como jornalistas, publicitários, designers, técnicos da informação, gestores de mídias digitais, das cinco regiões do Brasil, e de várias expressões eclesiais, atuam no projeto.

Mundo virtual

Segundo Layla Kamila, articuladora da equipe jovem de comunicação, o ambiente digital é plural, “a página do Facebook tem quase meio milhão de jovens conectados, sendo a maioria católicos e uma porcentagem considerável de jovens que não professam nenhuma fé ou ainda que são de outras religiões. Isso demonstra o quanto o protagonismo juvenil é fundamental nas ações desenvolvidas pela Igreja católica. O Pontífice questionou os jovens na missa de envio da JMJRio2013 dizendo:

“Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem!, é a via”, disse em português o Papa Francisco durante a JMJ-Rio 2013.

Não fique fora dessa! Te esperamos com muita alegria, venha ser um Jovem Conectado conosco!

Por Valesca Montenegro, redação Jovens Conectados

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email