Live Jovens Conectados: 10 anos construindo pontes entre a Igreja e a Juventude

Live Jovens Conectados: 10 anos construindo pontes entre a Igreja e a Juventude

É tempo de festa! Há exatamente 10 anos, jovens de todas as regiões do Brasil dedicam seus talentos em prol da Juventude no Brasil. Estes jovens encontraram na Comunicação seu ministério e desejam levar adiante o ideal da unidade na diversidade.

A  equipe jovem de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude-CEPJ, mais conhecida pelo portal Jovens Conectados busca ser instrumento de evangelização da Juventude, como um canal que dá voz e rosto às Juventudes do Brasil e, muito além disso, ajuda na construção de pontes entre a Igreja e os jovens.

Para pe. Antônio Ramos do Prado, assessor externo da CEPJ, o portal Jovens Conectados é extremamente importante  para a Igreja no Brasil, pois, “leva Jesus Cristo até os jovens, com uma linguagem juvenil que interpela os jovens a fazerem uma opção fundamental por Jesus”, afirma.

Comemoração on-line

Para comemorar, no sábado, dia 05/12 às 20h30 acontecerá uma live pelo Youtube. Será um bate-papo, um momento de partilha de experiências e mais algumas surpresas! Se prepare, vai ter muita emoção, afinal é uma década de histórias!

E as comemorações não terminam com a live! No domingo, 06/12, às 09h30 será transmitida também pelo Youtube, uma Missa de Ação de Graças, celebrada pelo pe. Antônio Ramos do Prado.

A ideia inicial era realizar um grande encontro presencial, mas devido a pandemia, a comemoração será on-line.

Histórico

A equipe jovem de comunicação foi organizada em 2010 e começou auxiliando o então setor de Juventude da CNBB a se comunicar com os jovens, sendo um canal para que as juventudes e as expressões eclesiais pudessem dialogar.

Assim, surgiu o site Jovens Conectados, que cresceu ao longo desses seis anos, conquistando uma presença marcante nas redes sociais. Desde então, a equipe tem feito a cobertura de eventos importantes como as JMJs de Madri, Rio, Cracóvia e Panamá e desempenha o papel de canal de divulgação das iniciativas da Comissão para a Juventude da CNBB.

Profissionais voluntários de diferentes áreas, como jornalistas, publicitários, designers, técnicos da informação, gestores de mídias digitais, das cinco regiões do Brasil, e de várias expressões eclesiais, atuam no projeto.

Mundo virtual

Segundo Layla Kamila, articuladora da equipe jovem de comunicação, o ambiente digital é plural, “a página do Facebook tem quase meio milhão de jovens conectados, sendo a maioria católicos e uma porcentagem considerável de jovens que não professam nenhuma fé ou ainda que são de outras religiões. Isso demonstra o quanto o protagonismo juvenil é fundamental nas ações desenvolvidas pela Igreja católica. O Pontífice questionou os jovens na missa de envio da JMJRio2013 dizendo:

“Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem!, é a via”, disse em português o Papa Francisco durante a JMJ-Rio 2013.

Não fique fora dessa! Te esperamos com muita alegria, venha ser um Jovem Conectado conosco!

Por Valesca Montenegro, redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email