Jovens cariocas realizam “super ação” em capela na Região dos Lagos

Jovens cariocas realizam “super ação” em capela na Região dos Lagos

No dia 20 de janeiro, foi comemorado o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Para muitos cariocas, foi o primeiro feriadão do ano, e, como de costume, muitos saíram da cidade rumo a Região dos Lagos em busca de descanso e sossego. Um grupo composto por 28 jovens voluntários fez o mesmo, mas em vez de sossego e descanso, foram reformar uma capela localizada na cidade de Araruama (RJ), no bairro do Engenho Grande.

Desde agosto de 2013, o projeto SuperAção vem realizando reformas em capelas do Rio de Janeiro e região. Dessa vez, os jovens Superators (como são chamados) foram além e, mais do que reformar uma capela, também transformaram um terreno baldio em campo de futebol, com direito a partida de inauguração.

Os voluntários estiveram do dia 17 ao dia 20 em Araruama e lá, junto com a comunidade local e jovens da Juventude Missionária, realizaram uma verdadeira transformação não só na capela Nossa Senhora Aparecida, mas também na sua vizinhança. Moradores, jovens e até mesmo a comunidade da paróquia local, incluindo o pároco estiveram na obra. Os dias foram compostos, além da reforma, por atividades formativas, como missa, confissão, dinâmicas e partilhas focadas no valor “Comprometimento”.

“O mais marcante do Superação é o carinho que a comunidade tem conosco. Isso gera um impacto que eles não têm noção em cada um de nós voluntários. É maior que qualquer obra, parede ou reforma que fazemos. É como se eles já nos conhecessem; é muito carinho, muita acolhida, muita comida boa. Não tem como agradecer isso tudo!”, afirmou Michel Soares, coordenador financeiro do Superação Rio.

Um pouco mais sobre o Superação

O Superação é um projeto do Sonhar Acordado (que é um apostolado do Movimento Regnum Christi), no qual jovens líderes e participantes de outros projetos da ONG, se reúnem para transformar capelas, centros sociais, creches e espaços públicos de comunidades carentes. O objetivo é gerar desenvolvimento sustentável no local, de forma que, após um período, a própria comunidade tenha iniciativas de transformação no lugar. O projeto está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campinas e São José dos Campos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email