Jovens brasileiros renovam a fé nas catequeses da JMJ

Jovens brasileiros renovam a fé nas catequeses da JMJ

JMJ-CatequeseDEduardo_cnbb

Os bispos dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA), dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA), dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE), dom Vilson Basso, bispo de Caxias do Maranhão (MA), se revesaram por essas paróquias para ajudar a juventude a aprofundar o tema da JMJ “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

Para os peregrinos reunidos na Paróquia São Domingos Sávio, dom Eduardo Pinheiro, que também é bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da CNBB, refletiu, no dia 17, sobre a importância da fé na vida das pessoas e a necessidade do cristão viver a fé com participação na vida comunitária. “Não basta dizer que tem fé, se não tem vida comunitária. A vida de Igreja é essencial para a fé”, destacou.

Para ele, a fé precisa de condições favoráveis para se sustentar e apontou a Igreja como esse lugar. “A fé é adesão pessoal a Deus; é assentimento livre a tudo que Deus criou. Ela necessita indiscutivelmente de condições favoráveis e a Igreja é o espaço para alimentar a fé”, sublinhou.

Dom Eduardo denunciou o relativismo e o laicismo que ameaçam a fé. “Partimos da consciência de que vivemos num contexto de esquecimento de Deus. Há um laicismo difundido que quer eliminar Deus da vida pública e privada”, acentuou.

Segundo dom Eduardo, o respeito à diversidade não elimina o reconhecimento de que a sociedade é religiosa. “A dimensão religiosa é natural no ser humano e não um detalhe que possa ser tirado”, disse. “Quanto menos ética cristã, mais fácil cair nos mecanismos que acabam com nossa liberdade”, acrescentou o bispo.

“Estarei arraigado a Cristo pela oração de cada dia, pela leitura e meditação da palavra de Deus, pela participação na comunidade e fazendo o bem aos pobres”, dom Vilson Basso, na Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, no dia 16.
O bispo incentivou os jovens a terem a coragem de se encontrar com Cristo e lembrou que a vida só tem sentido em Jesus. “Ser cristão é estar enxertado em Cristo, como os ramos na videira. Não se sintam super-homem ou mulher maravilha. Sem Cristo a vida não tem jeito, não tem rumo”, afirmou.

Na paróquia de São Sebastião, também no dia 17, dom Orani João Tempesta chamou a atenção dos jovens para a intolerância religiosa que existe nos dias de hoje e as mudanças no mundo sobre a questão da fé. “A Conferência de Aparecida nos fala da mudança de época, de mudança de mentalidade. O Papa mesmo fala que existem pessoas que vivem como se Deus não existisse, como num ‘eclipse’ de fé”, lembrou.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima ficou lotada para uma das catequeses ministradas pelo cardeal dom Odilo Scherer. Ele destacou a necessidade de se cultivar uma fé verdadeira. “A fé sobrenatural nos permite ‘edificar sobre Deus’, colocar nosso pé numa base firme, que não somos nós mesmos, nem é algo de humano, mas é o próprio Deus e sua fidelidade. ‘Abraão creu e esperou contra toda esperança…’” .
Também na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, angolanos, brasileiros, moçambicanos, portugueses, espanhóis e bolivianos participaram da terceira catequese dada por dom Bernardino Marchió, mais conhecido como dom Dino.

“Somos rodeados de testemunhas, santos e santas, e, às vezes, não sabemos”, disse o bispo. Ele lembrou as figuras de dom Helder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, dom Francisco Van Thuan, Beata Irmã Dulce, Chiara Lubich e a jovem Chiara Luce, beatificada no ano passado.
Dom Dino provocou os jovens a assumirem compromissos após a Jornada e indicou a leitura do Documento 85 da CNBB, sobre a evangelização dos jovens. Ele explicou a criação do Setor Juventude nas dioceses, proposta do Documento.

“O Setor Juventude quer valorizar e respeitar todas as expressões juvenis desde as pastorais da juventude até as novas expressões juvenis e as novas comunidades, que surgem com novos carismas”, disse.

Testemunhos

Antes das catequeses dos bispos, aconteceram momentos de testemunhos de jovens de diferentes expressões eclesiais, que partilharam suas experiência de fé, como a jovem Massuena Daniel, 28, angolana residente em Portugal.

“Quando decidi ser de Jesus, depois de várias vicissitudes ao longo da vida, constatei  o quão importante eu era para Deus porque fui feita à semelhança dele”, disse Massuena.

O jovem Hugo Teixeira, do movimento Regnum Christi, de São Paulo, partilhou sua experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo e motivou os jovens a levarem essa vivência  para o dia-a-dia. “Viver com Cristo, caminhar com Cristo, na minha experiência, vale muito a pena!”, disse.

Após cada catequese, os bispos presidiram a Eucaristia, concelebrada pelos muitos padres que acompanham os peregrinos na JMJ.

 

Fernando Geronazzo, de Madri
(Com informações da CNBB)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email