Jornalistas recebem prêmios por trabalhos sobre a JMJ

Jornalistas recebem prêmios por trabalhos sobre a JMJ

Estes prêmios se tornaram um êxito mundial, pois foram recebidos trabalhos de muitos países, entre eles: Portugal, Ucrânia, Itália, Espanha, EUA, Guatemala, Cuba, Colômbia, Brasil, Argentina e Austrália.

O concurso se une, assim, ao espírito internacional deste evento, que receberá em Madri pessoas vindas de todos os lugares do mundo.

Entre os trabalhos recebidos, o júri premiou um documentário peruano, um artigo português e dois programas de rádio e um site espanhóis. Cada um dos ganhadores receberá mil euros e a inscrição para uma especialização em comunicação. A entrega de prêmios acontecerá em Madri, no dia 16 de agosto, durante os atos culturais da JMJ.

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais apoiou os prêmios “para promover um jornalismo ético e profissional na geração jovem da nossa sociedade”.

O júri premiou como “Melhor Espaço Radiofônico”, com a especialização em Rádio da Fundação Rádio Popular e da Universidade CEU San Pablo, dois trabalhos: o programa “Salida de emergencia”, de Radio María, por Joaquín Cañas, de Pozuelo de Alarcón (Madri) e o programa “Doy Fe de ello”, de Manuel Serrano e Isabel Egido, da Universidade Miguel Hernández de Elche, Alicante.

Na categoria “Melhor Documento Audiovisual”, o prêmio foi para Sandra Rodríguez Benavides, dePax Televisión, Lima (Peru), por “De Sidney a Madrid”. A ganhadora recebeu uma especialização em Comunicação Audiovisual da Universidade Francisco de Vitoria.

O “Melhor Artigo Jornalístico” foi sobre “As jornadas que transformam”, da revista “Família Cristã”, por Ricardo João Perna, de Portugal. O prêmio é uma especialização em Informação Social e Religiosa da Universidade CEU San Pablo.

A “Melhor Proposta Jornalística Multimídia na Internet”, premiada com a especialização online em Direção de Comunicação, Gestão das Atividades Comunicativas e Instituições, da Universidade Católica San Antonio de Murcia, foi para o projeto web www.gazteliza.org, da Pastoral Juvenil da diocese de San Sebastián, de Juan Pablo Aroztegi Esnaola,
Guipúzcoa.

Despedida da cruz em Córdoba

Milhares de fiéis assistiram à Missa de despedida da cruz dos jovens e do ícone de Nossa Senhora, na catedral, presidida pelo bispo Demetrio Fernández.

A cruz chegou a Córdoba em 6 de junho, para percorrer grande parte da diocese. No domingo de Pentecostes, despediu-se da cidade, após uma semana intensa de emoções, na qual os jovens foram os protagonistas.

Na homilia da Eucaristia de despedida, o bispo destacou que a cruz foi um instrumento de evangelização em todos os lugares por onde passou. Da mesma forma, afirmou que esta foi uma pequena missão para a diocese e convocou todos para a próxima JMJ de Madri.

Entre aplausos e jovens gritando “Esta é a juventude do Papa”, a cruz de João Paulo II e o ícone saíram da catedral, cruzaram a ponte romana e foram entregues ao delegado da Juventude da diocese de Barbastro-Monzón, que será a próxima em recebê-los.

Da Agência Zenit

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email