Jornada Mundial da Juventude se autofinancia

Jornada Mundial da Juventude se autofinancia

Após recordar que a JMJ se autofinancia com as contribuições dos peregrinos (70%) e de empresas e particulares (30%), Giménez agradeceu pelo apoio das administrações públicas e pela centena de empresas patrocinadoras.

Como se sabe, o governo espanhol qualificou a JMJ como “acontecimento de excepcional interesse público”, o que implica em benefícios fiscais para os patrocinadores.

O diretor financeiro da JMJ ressaltou os critérios de austeridade e transparência na gestão econômica, com “o objetivo de gastar o menos possível e ingressar o necessário, além de conseguir uma economia máxima em todos os custos”.

Neste sentido, explicou que se trata de “um orçamento particularmente flexível, já que ainda faltam por adjudicar vários concursos nos quais pretendemos rebaixar as estimativas iniciais”. Com essas cautelas, reiterou o cálculo aproximado apresentado meses atrás, cerca de 50 milhões de euros para as principais atividades.

Precisamente este aspecto suporá um sistema inovador com relação às JMJs anteriores. Mais de 1.600 restaurantes da comunidade de Madri participarão do programa que permitirá alimentar 400 mil jovens durante a semana da JMJ. Juan Carlos Jaureguízar, diretor de Manutenção da JMJ, afirmou que “isso permitirá que muitos pequenos negócios de toda a cidade participem dos benefícios que serão gerados”.

Vários meios de comunicação ajudam oferecendo seus espaços para a difusão da publicidade da JMJ. Isso permitiu uma economia de mais de 2 milhões de euros.

O esforço da organização se centra agora em conseguir mais inscrições, especialmente por parte dos jovens espanhóis. Um dos objetivos é colaborar com o Fundo de Solidariedade, que permite que jovens de baixos recursos possam particular da JMJ. Até agora, conseguiu-se compartilhar em solidariedade 780 mil euros e se espera alcançar a cifra de 2 milhões de euros.

Por este motivo, lançou-se uma campanha de dois comerciais, cujo lema é “Existem trens que passam só uma vez na vida”.

Na rodagem, participaram mais de 50 pessoas. A campanha conta com um tema musical original (Get on!), composto pela própria equipe de Marketing e Campanhas da JMJ e seus voluntários.

Gabriel González-Andrío, diretor de Marketing de la JMJ Madri 2011, explicou que, “com esta campanha, queremos transmitir metaforicamente o contraste entre o que supõe viajar sozinho nesta vida frente à possibilidade de compartilhar e desfrutar desta viagem com outras pessoas”.

“Este spot teve a peculiaridade de ser rodado da meia-noite às cinco da madrugada, com mais de 25 voluntários, na estação Pinar de las Rozas”, comentou.

Da Agência Zenit

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