Jornada Diocesana da Juventude 2014

Jornada Diocesana da Juventude 2014

JDJ

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) deste ano, que é a Jornada Mundial da Juventude realizada em âmbito diocesano, será celebrada no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), escolhido pelo Papa Francisco. Esta é a primeira Bem-Aventurança e marca o sentido de todas as demais.

Em sua mensagem para esta Jornada, o Santo Padre afirma: “As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pela mídia, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados ‘perdedores’, fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros. Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria”.

Com a realização da JMJ Rio2013, os jovens estão cada vez mais próximos da Igreja. E neste ano são convidados a celebrar a JDJ em seu grupo jovem, paróquia ou nas mais diferentes expressões juvenis em sintonia com a Diocese e com o Papa.

Outra proposta acompanha o convite à celebração da JDJ. Neste ano, a Igreja do Brasil escolheu como tema de reflexão da Campanha da Fraternidade a grave questão do Tráfico Humano. O Dia Nacional da Juventude, a ser celebrado em outubro de 2014, traz também como reflexão a problemática da CF. A Jornada Diocesana da Juventude de 2014 é o início de um processo de reflexão e ação que deverá culminar, em outubro, no convite aos grupos juvenis a olharem para esta dolorosa realidade durante a celebração do DNJ.

Saiba mais sobre as Jornadas Diocesanas da Juventude

A Igreja tem muitas atividades que envolvem a juventude, mas algumas dúvidas sempre surgem no dia a dia da missão jovem. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Por isso, os Jovens Conectados a partir da cartilha da Pastoral Juvenil Nacional (PJN) esclarece algumas dúvidas. O download do subsídio da Jornada Diocesana da Juventude pode ser baixado neste link AQUI.

JDJ 2014O que são as Jornadas Diocesanas da Juventude?

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Locais no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado em Czestochowa, Polônia).

Quem convoca e qual o tema das JDJs?

A convocação é feita pelo Santo padre o Papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta para que meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo e o comprometimento com seu Evangelho. No Brasil, ela acontece no período em que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade, e, quando possível, deve ser realizada em consonância com as reflexões levantadas pelo Episcopado Brasileiro para a quaresma de cada ano.

Quando surgiram as JDJs?

Elas são uma atividade mundial e são a JMJ acontecendo nas Igrejas Locais, portanto, sua história é a mesma da Jornada Mundial da Juventude. O ano de 1985 foi proclamado pela ONU como Ano internacional da Juventude. Aproveitando a ocasião, o Papa João Paulo II conclamou para o Domingo de Ramos um encontro com os jovens de Roma. 300 mil jovens reuniram-se com o Santo Padre. Esta primeira Jornada Diocesana inspirou as JDJs e propagou-se nos anos seguintes por diversas Igrejas locais.

Quando pode ser celebrada a JDJ?

A data tradicional da celebração da Jornada Diocesana da Juventude é o Domingo de Ramos. Nela, os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos nas mãos, montado em um jumentinho. O ideal é que seja realizada neste dia, desde que não fira a participação dos jovens nas celebrações da  Semana Santa em suas comunidades paroquiais. Se isto ocorrer, pode-se celebrar na tarde do dia anterior, ou em outra data apropriada, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

O que é o Dia Nacional da Juventude?

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral.

 

Leia Mais:

Baixe o subsídio da Jornada Diocesana da Juventude 2014

Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Diocesana da Juventude 2014

Jornada Diocesana da Juventude Rio de Janeiro

Setor Juventude de Guarapuava prepara MIssão na JDJ

Diocese de Campo Limpo promove Missa da JDJ

Setor Juventude de Belém celebra JDJ

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email