João Paulo II é Beato!

João Paulo II é Beato!

Quase mil padres e inúmeros bispos, arcebispos e cardeais concelebraram a missa do 2º Domingo da Páscoa, Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo próprio João Paulo II. A maioria dos fiéis presentes na celebração eram da Polônia, terra natal do novo Beato.

No início da celebração, o vigário-geral da Diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini, apresentou ao santo padre o pedido de beatificação de João Paulo II e leu a biografia de Karol Wojtyla, nascido em Wadowice em 18 de maio de 1920 e morto em Roma no dia 2 de abril de 2005.

“Com nossa autoridade apostólica concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II, Papa, de agora em diante seja chamado Beato”, disse a fórmula de beatificação pronunciada por Bento XVI.

Nesse momento, sob muitos aplausos, foi descerrada, na sacada da Basílica de São Pedro, uma imagem do Beato João Paulo II. Em seguida, a religiosa francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand – cuja cura do mal de Parkinson, em junho de 2005, foi reconhecida como o primeiro milagre atribuído à intercessão de João Paulo II – levou ao altar um relicário contendo uma ampola com o sangue do novo beato.

“Sempre me impressionou e edificou o exemplo da sua oração: entranhava-se no encontro com Deus, inclusive no meio das mais variadas incumbências do seu ministério”, afirmou Bento XVI, durante a homilia, referindo-se aos 23 anos em que colaborou diretamente com o beato, como prefeito da Congregação Para Doutrina da Fé.

Leia a íntegra da homilia

O pontífice também recordou as “palavras memoráveis” de João Paulo II na sua primeira missa solene, na Praça de São Pedro: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”. “Aquilo que o papa recém-eleito pedia a todos, começou, ele mesmo, a fazê-lo: abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo, com a força de um gigante – força que lhe vinha de Deus –, uma tendência que parecia irreversível”, destacou.

“Feliz és tu, amado Papa João Paulo II, porque acreditaste! Continua do Céu – nós te pedimos – a sustentar a fé do Povo de Deus”, concluiu Bento XVI.

O momento da apresentação das oferendas foi acompanhado com o hino “Totus Tuus” de Marco Frisina, composta para 50° aniversário de ordenação sacerdotal de João Paulo II. A frase ‘Totus tuus’, adotada por ele em seu brasão pontifício, corresponde à frase de São Luís Maria Grignion de Monfort, “Sou todo vosso e tudo o que possuo é vosso”, ressaltando a grande devoção do pontífice à Virgem Maria.

Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, participou da celebração e relatou que Roma esta tomada por jovens de todas as partes do mundo. Para o padre Sávio, a presença desses jovens traduzem a proximidade de João Paulo II para com eles.

“O Papa João Paulo II marcou a historia pela proximidade com os jovens do mundo inteiro, pela precisão e carinho de suas palavras para com a juventude nos seus mais diferentes discursos, na criação das Jornadas Mundiais da juventude do qual agora ele e padroeiro. Teremos a partir de agora mais um bem-aventurado da Igreja que expressou em sua vida e pontificado a importância de um acompanhamento e cuidado com a vida dos jovens”, afirmou padre Sávio.

 

Visita à urna com restos mortais do novo Beato

A urna com os restos mortais do Beato João Paulo II foi exposta para veneração dos fiéis logo após a celebração de beatificação. Após a missa Bento 16, acompanhado dos cardeais, se dirigiu ao interior da Basílica de São Pedro, até o local da urna, em frente ao altar da Confissão. Após orar um instante diante dos restos mortais de seu predecessor, o Papa retirou-se, seguido dos cardeais, que se aproximaram do caixão e o beijaram, como sinal de veneração.

As portas da Basílica de São Pedro se abriram para visitação do público, às 13hs (horário de Roma). A estrutura de visitação foi idêntica à organizada para o seu funeral, ou seja, não se pode parar diante do corpo e a todo momento foi recitado a oração do Rosário.

 

Missa em ação de graças

Na manhã da segunda-feira, às 10h (horário de Roma), o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, presidiu uma missa em ação de graças pelo novo Beato, na Praça de São Pedro, reunindo milhares de fiéis. Horas antes da celebração, a visitação do corpo do beato foi interrompida, retornando logo em seguida.

Segundo informações da Santa Sé, o corpo de João Paulo 2º não foi exumado. A urna foi extraída do túmulo na manhã de sexta-feira, dia 29. Depois de concluídas as celebrações pela beatificação de João Paulo 2º, na noite da segunda-feira, o caixão foi levado à Capela de São Sebastião, com melhor capacidade para receber um volume ainda maior de fiéis no futuro.

Ficou definido pelo Papa que a festa litúrgica do Beato João Paulo II será realizada em 22 de outubro, aniversário do começo de seu pontificado (em 1978). O culto, que inicialmente será limitado a Roma e à Polônia, país do papa, poderá ser realizado também em outros locais, “a pedido dos responsáveis de outras dioceses”, como informou a Rádio Vaticano.

 

Com informações de Canção Nova Notícias e Rádio Vaticano

Fotos: Canção Nova

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email