JMJ Lisboa: “Dias nas Dioceses”, partilha de fé e experiência eclesial, de 26 a 31 de julho de 2023

JMJ Lisboa: “Dias nas Dioceses”, partilha de fé e experiência eclesial, de 26 a 31 de julho de 2023

Os “Dias nas Dioceses” (DND), o encontro de jovens de todo o mundo antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), terão lugar de 26 a 31 de julho de 2023. Os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores à JMJ Lisboa.

Os participantes dos “Dias nas Dioceses” vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região. Para esta semana está a ser preparado um programa com cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio. Os jovens vão ficar alojados preferencialmente em casas de famílias, nas paróquias de acolhimento e em instalações públicas.

Estes dias, antes da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, vão realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve; Angra; Aveiro; Beja; Braga; Bragança-Miranda; Coimbra; Évora; Funchal; Guarda; Lamego; Leiria-Fátima; Portalegre-Castelo Branco; Porto; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.

As dioceses vão oferecer a sua identidade religiosa e cultural, através de uma proposta criativa da sua realidade. Os movimentos juvenis, como parte da Igreja e das dinâmicas diocesanas, também são chamados a estar presentes e a dar o seu contributo, nesta experiência de acolhimento e partilha.

Os “Dias nas Dioceses” são um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

Brevemente estará disponível mais informação sobre cada Diocese.

 

da redação com informações do Comitê Organizador Local da JMJ Lisboa 2023

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email