“Jesus caminha conosco sem descansar”: Via-Sacra reuniu jovens para rezar com o Papa Francisco

“Jesus caminha conosco sem descansar”: Via-Sacra reuniu jovens para rezar com o Papa Francisco

    Foto: Jovens Conectados/CNBB

“Cada um, em silêncio, responda: Por quais coisas você é capaz de chorar?” Com este convite à reflexão, o Papa Francisco deu início à Via-Sacra com os jovens, realizada no Parque Eduardo VII no final da tarde desta sexta-feira, dia 4 de agosto. Em sua mensagem, o pontífice salientou aos peregrinos que nunca estão sozinhos, porque Jesus é “o caminho” (Jo 14,6) e caminha com todos sem parar, sem descansar, sem pensar minimamente que seja inútil, sem cessar de esperar e de amar.

Em algumas estações, jovens de diferentes países deram seu testemunho sobre suas cruzes e pecados. João, um jovem português de 23 anos, falou sobre como a pandemia e o isolamento social desencadearam problemas em sua saúde mental.

Foto: Jovens Conectados

“É difícil reconhecer a nossa fragilidade, pedir ajuda e dar-nos conta de que não somos autossuficientes; temos medo de ser um peso. A pessoa que sofre mais é quem não se sente ouvida. Devemos pensar sobre o modo de acolher aqueles que têm mais necessidade. Nós somos a Igreja Daquele que, depois de ser excluído, tornou-se a Pedra Fundamental. A fé me ajuda sempre quando caio. A fé em uma Igreja Peregrina, onde ninguém é excluído e, inspirado pelo testemunho de Nossa Senhora, se levanta e escolhe como caminho as casas e os corações daqueles que se sentem marginalizados. Juntos, como humanos, é possível vencer cada isolamento, cada individualismo”, disse o jovem.

Outro testemunho foi do americano Caleb, de 29 anos. Após problemas familiares, ele passou por um período de depressão, tornou-se dependente químico e desejou colocar fim à própria vida.

“Deixei que a dor me levasse a abraçar meus desejos egoístas. O Senhor ouviu o meu grito do abismo e me enviou o dom mais belo. Uma pessoa que se tornou minha esposa. Uma vez encontrada uma mulher, encontrei uma razão para viver o desejo de aumentar a minha fé. Nos empenhamos muito em nossa Igreja e de transferir a fé aos estudantes. Comecei a fazer pesquisas sobre a Igreja Primitiva com recursos bíblicos e históricos. A união completa com Jesus na Eucaristia foi o que salvou a minha alma. Depois de provar tudo o que este mundo nos oferece, Jesus é o único que realmente me saciou”, testemunhou.

A cada estação, jovens fizeram coreografia levando uma cruz através das estruturas do palco. O grupo, após o término da última estação e de forma inesperada, cercou emocionada o Pontífice.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email