Inquietação e oração: o testemunho sacerdotal de padre da Fazenda da Esperança

Inquietação e oração: o testemunho sacerdotal de padre da Fazenda da Esperança

Aconteceu comigo…

Com 18 anos, saí da companhia de meus pais em busca de fazer um caminho novo. Vivi em São Paulo com meus tios, mas não me encontrei. Voltei para Sergipe e fui morar em Aracaju (SE), onde consegui um trabalho em um supermercado.

Iniciei os estudos para entrar na universidade. Quando parecia que estava tudo bem, veio uma inquietação e perguntava para Deus se a vida era esta; trabalhar, noivar e casar, me parecia pouco.

Depois de um encontro de um grupo de orações na paróquia, em Aracaju, resolvi procurar padre Mario Sivieri (hoje Bispo de Propriá (SE) e dizer-lhe que queria ser padre, sentia que Deus me chamava. Ele me ouviu, me entregou um livro e pediu que eu voltasse em 15 dias.

Retornei com uma motivação ainda maior. Padre Mário me deu outro livro, sobre a espiritualidade da unidade e desta vez voltei mais animado, após os 15 dias, e disse que tinha pedido as contas do trabalho. Logo ele me falou da Fazenda da Esperança e disse que gostaria que eu fizesse uma experiência lá, em Guaratinguetá (SP), junto com outro jovem, Anderson (também padre hoje), que também se preparava. No dia 17 de janeiro de 1990, chegamos à Fazenda para viver algo totalmente novo.

De inicio, o medo. Depois da acolhida, ele desapareceu e fui me envolvendo na vivência da palavra, quando certa vez um jovem abriu seu coração contando sua historia de sofrimento e muitas perdas, No final, me veio um pensamento: “Se eu tivesse passado por isso, seria pior do que ele”.  E me veio uma gratidão a Deus por tanto me amar através da família e tantas pessoas. Assim entendi que fui muito amado e agora tinha o dever de amar.

Ajudei, por mais um tempo na unidade da Fazenda, que se iniciava em Lagarto (SE) e após dois anos retornei a Guaratinguetá para iniciar os estudos para ser sacerdote. Junto com padre Anderson e padre césar, fui ordenado e enviado para Garanhuns (PE).

Cada lugar tem um desafio missionário, mas sempre me deixando ser conduzido por Deus que sempre tomou a inciativa e me sustentou em todos os momentos de dores e alegrias. A cada dia me coloco à disposição para ser “Seu contribuinte”.

Foto: Adriana Martins.

Foto: Adriana Martins.

Por padre Luís Menezes – Lagarto (SE)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email