II Missão Jovem da Juventude Missionária acontece no Regional Nordeste I da CNBB

II Missão Jovem da Juventude Missionária acontece no Regional Nordeste I da CNBB

Foto: Juventude Missionária do Regional Nordeste I.

13301336_1752943818295552_8604658259569835594_o

Foto: Juventude Missionária do Regional Nordeste I.

A Juventude Missionária realizou durante os dias 26 a 29 de maio de 2016 a II Missão Jovem do Regional Nordeste I. A missão aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Soledade no município de Icapuí, na Diocese de Limoeiro do Norte (CE). Os missionários foram divididos em 06 comunidades da Paróquia das mais diversas realidades: comunidade de praia, de serra, sertão e urbana. Em todas os lugares os missionários foram recebidos com alegria, partilharam as suas experiências e ouviram belos relatos de superação, fé, respeito as diferenças religiosas e sobretudo de amor fraterno.

A missão ocorreu durante o feriado de Corpus Christi, oportunidade para celebrar o Cristo eucarístico e contemplar a sua presença na vida de cada um dos irmãos visitados. Os missionários e missionárias celebraram junto com as comunidades, rezaram, animaram, confraternizaram, visitaram, realizaram encontros com jovens, crianças e lideranças comunitárias, colaborando na animação pastoral da Paróquia.

Padre Antônio Lopes, coordenador do  Conselho Missionário Regional – COMIRE e pároco de Icapuí acolheu os missionários de braços abertos, como um importante estímulo para que a Paróquia permanecesse missionária e fortalecesse ainda mais a sua vocação de anúncio do evangelho e de uma Igreja permanentemente em saída.

Para a jovem Samilly Oliveira da Arquidiocese de Fortaleza, “nessa II Missão Jovem da JM aprendi muita coisa, mas é difícil descrever em um simples texto todos os dias que vivi na Comunidade das Baixas onde fomos recebidos com muito amor, carinho e onde nos tornaram parte da família. Voltei para minha casa com um aperto no coração, fiz muita gente chorar e também chorei muito quando uma criança me perguntou quando eu voltaria para vê-los. A gente sabe o quanto é difícil  retornar ao local que visitamos, mas o amor pela missão é isso um amor impossível de explicar, cada missão, cada família que te acolhe, te ensinam coisas novas. A comunidade das Baixas ficou marcada em meu coração, cada família que visitei me ensinou algo que só me faz crescer. Amo muito a missão, amo muito a Juventude Missionária, amo muito ser uma anunciadora do Reino de Deus”.

A missão também contou com a participação de jovens do Rio Grande do Norte, representantes das três dioceses do Estado, e também de um jovem da Arquidiocese de Teresina no Piauí. A presença dos irmãos de outros estados fortaleceu ainda mais a troca de experiências.

Anna Priscilla da Diocese de Mossoró/ RN nos narra um pouco de sua experiência:
“Bom, nesses 5 dias, que de fato foram de extrema importância para mim, não só como missionária mas como ser humano eu aprendi milhares de coisas, vi e escutei muito mas acima de tudo eu vivi milhares de coisas, vi no rosto de cada uma das pessoas visitadas as esperanças de um mundo melhor”.

DSC_6141

Foto: Juventude Missionária do Regional Nordeste I.

Lara Carvalho da Paróquia Nossa Senhora da Soledade ressalta que a experiência missionária foi importante também para os jovens do local, que puderam fortalecer a sua fé e renovar as suas esperanças na missão:
“Que missão linda! Vivi nesses 4 dias, momentos que guardarei para sempre em minha memória. Agora só me resta saudade e a felicidade de ver que todo esforço que fizemos nos últimos meses para que esse momento acontecesse valeu a pena e tudo deu certo!

Jovens ide pelo mundo, jovens vamos anunciar, a boa nova de Jesus Cristo, juntos iremos proclamar. O tema da missão nos convidava a sermos missionários da misericórdia de Deus, levando o amor para aqueles que mais precisam e compartilhando todo o entusiasmo daqueles que encontraram Deus em cada sorriso, no acolhimento, nas palavras, na natureza, no abraço dos irmãos e na alegria de ser evangelizadores e evangelizados.

Por Lucas Guerra

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email