Fiéis lotam santuário para noite de adoração junto à Cruz e ao Ícone

Fiéis lotam santuário para noite de adoração junto à Cruz e ao Ícone

stmo_sacramento

Logo depois do show do Bote Fé Brasília, às 23h deste sábado os símbolos da JMJ chegaram ao santuário para uma vigília até às 04h30, antes de seguirem para Planaltina, cidade mais antiga do Distrito Federal, com mais de 150 anos.

Para Maria Cristina Costa, 31 anos, esse foi o momento mais tranqüilo de toda a peregrinação, quando ela pôde aproximar-se da Cruz e do Ícone. “As outras atividades foram muito rápidas e no show não pude chegar tão perto. Gostei muito de estar aqui”. Segundo ela, que faz parte do grupo Promotores da Vida de jovens ligados à Comissão Arquidiocesana de Biotética, os símbolos da Cruz ajudam a trazer a união à Igreja e divulgar melhor a JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.

Bruno Padilha, 33 anos, do movimento Regnum Christi, concorda e diz que a presença dos símbolos da Jornada na arquidiocese é muito importante para avivar a fé de todos os católicos do Distrito Federal e, em especial, da juventude. “Aqui no santuário é o momento em que podemos chegar mais pertos da Cruz, um momento de silêncio, de contemplar Cristo Eucarístico ao lado da Cruz”, afirma Bruno.

stmo_sac2A jovem Emanuele Molina, 25 anos, foi voluntária durante a Jornada Mundial da Juventude em 2011 e diz ter vivido durante o momento com a Cruz a mesma  alegria e certeza da fé da JMJ de Madri. “Esse momento me ajuda a fortalecer e confirmar a fé. A Igreja não ficou para trás, não estou sozinha. Sou cristã e faço parte desse corpo”, diz.

Para Emanuele, a presença dos símbolos da JMJ ajudam a juventude a lembrar que Cristo e Maria sempre estão presentes na caminhada e reforça a vontade de levar Jesus aos demais.

Reparos

A pedido da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, os símbolos da JMJ receberam alguns reparos durante a vigília. Enquanto a Cruz era tocada pelos peregrinos, o suporte do Ícone de Nossa Senhora ganhou uma nova camada de tinta. Antes de Brasília, outras 127 dioceses já receberam os símbolos e todo o trajeto pelo Brasil, as milhares de pessoas que os tocaram, fez com que o reparo fosse necessário.

Na metade da vigília, o Ícone de Maria foi para dentro do santuário e a Cruz foi limpa e renovada. Assim, os símbolos da Jornada foram rejuvenescidos para continuar sua peregrinação pelas dioceses brasileiras.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email