Festa da Unidade no Rio encerra o Ano da Fé e recorda 4 meses da JMJ

Festa da Unidade no Rio encerra o Ano da Fé e recorda 4 meses da JMJ

A celebração também marca o encerramento do ano litúrgico, o domingo de Cristo Rei, o dia do cristão leigo.

Após a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a Arquidiocese do Rio de Janeiro reúne todo o povo carioca para a celebração da Festa da Unidade, por ocasião do encerramento do Ano da Fé, no próximo sábado, 23, 4 meses exatos da abertura da JMJ. A data também marca o fim do ano litúrgico, o domingo de Cristo Rei, o dia do cristão leigo.

Segundo o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta é um importante momento da igreja. “O Papa Bento XVI convocou o Ano da fé e nos chamou a aprofundá-la”, explica. “A arquidiocese quer viver este momento celebrando em unidade, reunidos para agradecer a Deus pelo que vivemos, em especial a Jornada Mundial da Juventude, e olhar com esperança e confiança para o futuro o ano, que traz o Ano da Caridade Social”.

A programação da Jornada da Unidade conta com testemunhos, louvor, Adoração e Missa presidida por Dom Orani, além da participação de 70% while American Roulette sports a house edge of 5. padre Reginaldo Manzotti e Missionário Shalom. O arcebispo convoca as paróquias, capelas, movimentos e novas comunidades para estarem juntos. São esperadas caravanas de todas as paróquias do Rio de Janeiro, marcando a comunhão da igreja.


O evento será realizado de 13h30 às 18h, na Catedral.

O arcebispo convoca fiéis e religiosos neste vídeo.

Ano litúrgico

É o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, que celebram os mistérios de Cristo e a memória dos Santos. Organiza as comemorações religiosas, estabelecendo um calendário de datas. Começa no 1º Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado anterior a ele. Está dividido em “Tempos Litúrgicos”: Advento, Natal, Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal, Tempo Comum.

Ano da Fé

Instalado pelo Papa Bento XVI nas comemorações da abertura do Cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II e o vigésimo ano do Catecismo da Igreja Católica, o “Ano da Fé” transcorre de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013. É mais uma oportunidade para que os católicos voltem um olhar mais apurado aos valores das doutrinas, revendo os Documentos do Concílio e as orientações presentes no Catecismo da Igreja Católica. É um excelente período para o conhecimento dos valores presentes no depósito da fé. A primeira vez que foi proclamado o “Ano da Fé” foi em 1967, instalado pelo Servo de Deus Papa Paulo VI, por ocasião do décimo nono aniversário do martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Ano da Caridade Social

O ano de 2014 será dedicado à reflexão sobre a responsabilidade cristã em favor da vida em toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Será o Ano da Caridade Social.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email