Explorador, campeão olímpico e rapper são embaixadores da JMJ

Explorador, campeão olímpico e rapper são embaixadores da JMJ

NEWS_PHOTO_foto

O mais jovem conquistador dos polos na história – o polo norte e o polo sul no mesmo ano – um medalhista olímpico, um rapper, um bispo e um explorador. Esses são apenas alguns dos
embaixadores da JMJ na Polônia.

No dia 15 de dezembro aconteceu uma cerimônia de gala na Sala de Concertos Filarmônia de Cracóvia, que apresentou os embaixadores da JMJ na Polônia – pessoas notáveis na cultura, na música e nos esportes, que irão promover a ideia da JMJ.

No início do evento, os mestres de cerimônias Uliana Zhuravchak, ucraniana e voluntária da JMJ, e Marek Zając, jornalista e colunista, chegaram ao edifício em um Renault 5 papal, branco, o mesmo no
qual o Papa Francisco viaja ao redor da Europa no video promocional para a Jornada Mundial da Juventude.

O corredor foi dominado pelos jovens, voluntários da Polônia e do exterior. “Este é o momento dos jovens, este é o seu momento. Mostre que vale a pena convidar Cristo para sua vida”, disse o Secretário-geral do COL Cracóvia 2016, o Bispo Damian Muskus, em seu discurso de boas-vindas.

O ator Maciej Musiał, de 20 anos de idade, leu um trecho da mensagem do Papa Francisco, no qual o Santo Padre referiu-se à Cracóvia como o centro mundial do culto à Divina Misericórdia.

Entre os embaixadores estavam a família Markowski: Grzegorz Markowski e a sua filha Patrycja. Eles são músicos famosos, enquanto o irmão de Grzegorz, Rafał, é o bispo auxiliar da Arquidiocese de Varsóvia. “Esse é um momento para estarmos juntos novamente”, disse o cantor de rock Grzegorz Markowski. Suas palavras foram apoiadas pela filha, Patrycja Markowska, que lembrou o fato de que a JMJ, a obra de João Paulo II “é continuada pelo grandioso Papa Francisco”.

“Eu não fico tímido para falar sobre Deus, sobre o fato de que sou uma pessoa de fé”, disse um dos embaixadores, Jasiek Mela, após a cerimônia. Ele perdeu a sua coxa esquerda e o seu antebraço direito por causa de um choque elétrico quando tinha 14 anos. Apesar de sua deficiência, ele é uma pessoa ativa e um explorador – em 2005, junto com o explorador Marek Kamiński, ele foi a pessoa mais jovem na história a conquistar ambos os polos, norte e sul, da terra.

“É hora de despertar os jovens e os adultos, pois a JMJ está próxima. Os jovens virão aqui com a alegria da fé em Cristo e é por isso que a Polônia precisa ser acordada. Você pode sentir isto em Cracóvia, na Filarmônia, deixe isso ser sentido em toda a Polônia”, disse o Cardeal Dziwisz. “Eu percebo que na Polônia há uma necessidade de acordar os jovens, de acordar a sociedade.”

Durante o encontro, também aconteceu o lançamento do videoclip da canção tema da JMJ “Bem-aventurados os misericordiosos”.
Por: Michał Kłosowski
Fotos: Marianna Gurba, Dominika Stoszek, Michał Kłosowski
Tradução: Patricia Paiva-Perycz

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email