Evento jesuíta reunirá cerca de 2 mil jovens

Evento jesuíta reunirá cerca de 2 mil jovens

Mais de mil pessoas, entre elas 500 voluntários, estão envolvidas nos preparativos do MAGIS 2013, encontro organizado pela Companhia de Jesus e que reunirá, de 12 a 22 de julho, mais de dois mil jovens de 50 países, que cultivam a espiritualidade inaciana. Por sua duração e mobilização, o MAGIS é um dos maiores encontros que antecedem a 13ª Jornada Mundial da Juventude – JMJ, no Rio de Janeiro, e que neste ano terá a presença do primeiro papa jesuíta da Igreja Católica.

O MAGIS tem início em Salvador, onde os jovens ficarão por três dias, participando de atividades ligadas à espiritualidade e cultura.  Depois, divididos em grupos, eles seguem para as 80 experiências, distribuídas em 40 cidades brasileiras – capitais e interior. Por fim, se reúnem no Rio de Janeiro. Serão 17 dias de programação intensa: conferências sobre temas de interesse da juventude, apresentações artísticas dos países de origem (Show das Nações), missas, visitas a pontos históricos e turísticos relevantes para a Companhia de Jesus, encontros de espiritualidade, festas com ritmos brasileiros, peregrinações e inserções sociais, culturais e ecológicas, entre outros.

Estão envolvidos na organização e nos preparativos, profissionais e voluntários de várias instituições da Companhia de Jesus no Brasil: paróquias, igrejas e colégios da Rede Jesuíta de Educação. Conforme os jovens vão chegando nas cidades, as entidades ali localizadas ajudarão a cuidar do receptivo, programação, hospedagem, alimentação, translado, comunicação, tradução e segurança.

Todas as escolas da Rede Jesuíta de Educação e obras da Companhia de Jesus irão dar o suporte para a realização das atividades do MAGIS. Os colégios Antonio Vieira, em Salvador, e o Santo Inácio, no Rio de Janeiro, vão recepcionar os peregrinos.

Para se preparar para o evento, os jovens participantes, na faixa de 18 a 30 anos,  estão envolvidos com uma série de atividades. Divididos em grupos por regiões no mundo, ensaiam as apresentações artísticas que farão no MAGIS e já vivenciam curtas experiências de ecologia, inserção sócio-cultura, de peregrinação e de espiritualidade. “Assim experimentamos uma prévia do que viveremos no MAGIS”, diz entusiasmado Yuri Rebello, 22 anos, fundador, junto com um grupo de amigos, do Centro MAGIS da Juventude – CMJ, em Belém do Pará.

Criado em março de 2012, o CMJ realiza uma série de eventos preparatórios para o MAGIS. “Fazemos encontros de espiritualidade e inserções sócio-culturais. Por exemplo, passamos a Páscoa com as comunidades carentes de Ilha de Marajó, onde realizamos atividades de integração social.”

Rebello teve a ideia de criar o CMJ após voltar do MAGIS 2011, na Espanha. “Conviver com milhares de jovens nesse encontro ampliou a minha visão de mundo e a percepção da Igreja. Existe “algo” que nos une, todos estão ali por um ideal, por um mundo melhor”. Segundo relata, ao voltar do encontro, o desejo foi o de difundir e perpetuar aquele sentimento tão agradável e propagar a espiritualidade Inaciana entre o público jovem.

Yuri Rebello cursa faculdade de arquitetura e urbanismo, fala inglês, espanhol e estuda francês. Além de suas tarefas no CMJ, é também voluntário na organização nacional do MAGIS, como integrante da equipe de metodologia. “Sou responsável por pensar em elementos de composição do palco para eventos de arte e cultura, que serão realizados em Salvador e no Rio de Janeiro. Estamos nos empenhando para que tudo seja divino.”

O MAGIS é um encontro mundial de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, realizado nos dias que antecedem às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), e acontece desde 1997. A sua realização faz parte de um processo de reflexões da Companhia de Jesus no mundo, sobre como vivenciar a oportunidade das Jornadas para estar com a juventude, e para preparar os jovens inacianos para participarem bem da JMJ.

Mais informações em http://www.magis2013.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email