“Eu estou contigo todos os dias”: Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com um apelo especial aos jovens

“Eu estou contigo todos os dias”: Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com um apelo especial aos jovens

Francisco Abraza A Un Anciano En La Audiencia General © Vatican Media

 

Neste domingo, 25 de julho, a Igreja celebra pela primeira vez o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A proposta do Papa Francisco vem no contexto do Ano da Família – Amoris Laetitia, e está sendo marcada por celebrações, simpósios e iniciativas em dioceses do mundo inteiro. A data será celebrada anualmente, sempre no quarto domingo do mês de julho, por ocasião da proximidade com a Festa de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.

No Brasil, a celebração do primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos vem contando com uma programação intensa. Na última semana, foram realizados diferentes simpósios on-line pelas Pastorais da Pessoa Idosa, Familiar e Juvenil, sobretudo acerca da relação entre os idosos e as novas gerações, como o próprio Papa Francisco destaca em sua mensagem.

 

Os jovens e os idosos

O Santo Padre diz com frequência que o futuro está no diálogo entre jovens e idosos. “Se os avós não falarem com os netos, não há futuro”. Na Christus Vivit, ao falar dos jovens com raízes, Francisco ressalta a relação das novas gerações com os idosos como fundamental, como uma espécie de herança e sonho, que se estende de geração em geração.

“No Sínodo, afirmou-se que ‘os jovens estão projetados para o futuro e enfrentam a vida com energia e dinamismo. Mas (…) tendem por vezes a prestar pouca atenção à memória do passado donde provêm, especialmente dos inúmeros dons que lhes foram transmitidos pelos pais, pelos avós, pela bagagem cultural da sociedade onde vivem. Ajudar os jovens a descobrir a riqueza viva do passado, conservando-a na memória e valendo-se dela para as suas decisões e possibilidades, é um verdadeiro ato de amor para com eles visando o seu crescimento e as opções que são chamados a realizar’” (CV 187).

Na mensagem enviada por ocasião do Dia Mundial dos Avós e Idosos, o Santo Padre acentua novamente este aspecto. “Quem, senão o jovem, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los adiante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro.”

 

Convivência para o cuidado

O convite do Papa Francisco foi tema de uma live promovida pela Pastoral Familiar e conduzida pela Ir. Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Na conversa, jovens de todo o país partilharam sobre a relação com as pessoas idosas e os avós.

O jovem Renan Figueiredo, de João Pessoa (PB), foi um dos participantes, destacando que conviver com os idosos é um aprendizado. Estudante de Enfermagem, escolheu a profissão pelo amor ao cuidado, destacando que a convivência com as gerações anteriores desperta para o cuidado e aponta a vocação. “A iniciativa do Papa Francisco veio num tempo muito certo, pois na pandemia nós ficamos mais em casa, convivendo diretamente com os idosos. Foi de fato uma inspiração divina para que olhemos com mais amor”, partilhou.

Reveja a live

Assista a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e Idosos

 

Por Pedro Colatusso, da redação Jovens Conectados

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email