Eparquia Ucraniana se prepara para acolher os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Eparquia Ucraniana se prepara para acolher os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A preparação para o Bote Fé da Eparquia Ucraniana começou com a peregrinação de réplicas dos Símbolos da JMJ

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estão peregrinanado na Paraná, serão acolhidos pela Eparquia Ucraniana entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Por onde passam, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora deixam uma Igreja mais forte, mais unida, mais participativa. E é este desejo que está sendo fomentado com a preparação dos jovens nas igrejas que pertencem a Eparquia Ucraniana.

A Eparquia Ucraniana São João Batista faz parte da Igreja Católica, como uma igreja particular, uma diocese, ou seja, é uma porção da Igreja Católica cujo cuidado pastoral se encomenda ao bispo, com a cooperação do presbitério, de maneira que está unida a seu pastor e congregada por ele. A Eparquia São João Batista é pessoal, não possuindo território específico, o que significa que, ao menos teoricamente, abrange o Brasil inteiro. Sua sede se encontra em Curitiba e seu atual Bispo Eparca é Dom Volodemer Koubetch, OSBM.

Preparação

Grupo folclórico demonstra as tradições ucranianas

Visando preparar a juventude ucraniana para receber os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Eparquia, por meio da Pastoral da Juventude e Vocação criou um projeto com três momentos e que atinge todas as comunidades. O primeiro momento convida o jovem a reviver o encontro com Cristo na sua comunidade e, assim, perseverar na fé. Então, foi distribuído para as 26 paróquias da eparquia uma réplica do Ícone Salus Populi Romani (o ícone de Nossa Senhora), e as paróquias ficariam responsáveis por adquiri uma cruz, para que estas réplicas dos Símbolos da Jornada peregrinassem por todas as comunidades. Este trabalho de mobilização só foi possível com o auxílio dos diversos agentes pastorais que se empenharam em motivar os jovens a dar continuidades nos grupos.

Este projeto está gerando muitos frutos para a Igreja, pois vemos o jovem engajado na comunidade e motivado a exercer o que o Documento Para a Evangelização da Juventude afirma: “A Igreja Vê na juventude a constante renovação da vida da humanidade. A juventude é o símbolo da Igreja, chamada a uma constante renovação de si mesma.” (CNBB, Doc. 85 n. 89).

Acolhida em Curitiba

O segundo momento desse projeto é o encontro com os verdadeiros Símbolos da Jornada Mundial que acontecerá no Bote Fé Curitiba. Este encontro acontecerá em sintonia com a Arquidiocese de Curitiba e a Eparquia Ucraniana. No Cronograma do Bote Fé teremos a Divina Liturgia no dia 24 de fevereiro as 09:30 na Praça Nossa Senhora de Salete cantada por toda a juventude ucraniana. Também haverá apresentações de danças folclóricas, shows com bandas locais e o encerramento será com o Show da Banda Missionário Shalom. É, portanto, o momento de toda a Eparquia se mobilizar e vir ao encontro de Jesus e Maria.

Acolhida em Prudentópolis

E o último momento do projeto e a peregrinação dos Símbolos a JMJ em Prudentópolis (PR), que acontecerá entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2013. No cronograma da peregrinação teremos a recepção oficial às 19h00 e logo após, procissão até o Centro de Eventos da Paróquia São Josafat, onde será celebrada a Divina Liturgia em ucraniano. Estima-se a participação de 5 mil a 10 mil fiéis. Estão confirmadas caravanas das cidades paranaenses de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava, Ivaí, União da Vitória.

Essa passagem dos Símbolos está movimentando toda a cidade: haverá vigílias, encontros em diversas comunidades do interior, hospitais, asilos, escolas. A Cruz e o Ícone serão levados à comunidade de Ligação, a 60 km da sede do município, um lugar distante do centro e de difícil acesso, onde a maioria dos moradores vive uma vida simples e humilde, mas, aguardam com muita expectativa esse grande encontro com os Símbolos, pois são um povo que, não obstante às dificuldades, vive e demonstra a sua fé; tal característica é notória no meio da comunidade ucraniana.

Ucranianos no Brasil

A cidade de Prudentópolis detém a maior concentração de descendentes de ucranianos, visto que, dos quase 50 mil habitantes, 75% são ucranianos e cultivam as tradições trazidas por seus antepassados. A maior marca desse povo é sua religiosidade, pois, a cidade conta com 37 Igrejas Ucranianas no estilo Bizantino sendo atendidas por 17 padres da Ordem de São Basílio Magno.

Prudentópolis fará a transição dos Símbolos representando o regional sul II para a Arquidiocese de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, no dia 28 de fevereiro às 09h00min na Paróquia São Josafat.

Por Lucas Lupepsa

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email