Entrando na missão com o pé direito

Entrando na missão com o pé direito

Vamos começar nossa matéria com o pé direito, ou melhor a partir da falta do mesmo…


Adenilson Pereira da Silva, 24 anos, é artesão e natural de Itapecuru, cidade pertencente a diocese de Coroatá no estado do Maranhão. O jovem está na Diocese de Caxias no mês de dezembro vivenciando a sétima missão. Ele teve sua mobilidade reduzida desde 2012 quando foi vítima de um atropelamento, a mutilação segundo Adenilson mudou também sua história de vida.

 

Adenilson com as missionárias Ilzeane e Daiane em Caxias – MA

A falta da perna direita transformou a forma de pensar e ver o mundo: antes ele se intitulava egoísta, e a partir do momento do acidente se tornou mais humilde, pois “vi que não estava sozinho no mundo e que o outro podia ensinar e ajudar muito”, acrescenta o jovem.

 

 

A mutilação também trouxe novos sonhos e objetivos de vida, um deles é ser um futuro atleta paraolímpico do ciclismo, mas por falta de patrocínio e uma bike adequada está distante, o outro já está realizando: ser missionário.

 

 

Adenilson na Missão Jovem Amazônia 2017, em Caxias – MA

A partir da deficiência Adenilson dá um exemplo ao ser missionário, dos mais de 30 jovens na Missão Amazônia ele é o único que possui alguma mobilidade reduzida, representando os mais de 24% da população brasileira que tem alguma deficiência (segundo IBGE 2012), mas vale ressaltar que em momento algum a ausência da perna direita o fez diferente dos outros em Caxias -MA.

 

Ele é um exemplo que nós Jovens Conectados queremos dar voz e vez, pois muitas vezes testemunhamos que não se vê a pessoa com deficiência, pois a mídia reporta a deficiência na pessoa, ou seja o diferente se sobressai ao ser humano, à pessoa cristã, esquecendo-se da sua essência primeira. E assim, falamos de capacitismo, para quem não sabe: é uma forma de discriminação para pessoas com deficiência quando elas são consideradas naturalmente incapazes, e isso passa pelo padrão de um corpo normativo.

 

Missão nas casas dos moradores da comunidade Nossa Senhora das Dores em Caxias – MA

 

 

 

Momento de descanso após o almoço missionário

É capacitismo quando você sente pena e não respeito. Muitos se esquecem, mas o maior cantor do Brasil, Roberto Carlos não tem a perna direita, é considerado Rei, e sua “mutilação/deficiência” nunca interferiu no seu trabalho, no seu canto…

 

 

 

“A capacidade não está nos membros que a pessoa tem e sim no coração que carrega”, ensina Adenilson.

 

 

 

 

Momento de descontração e partilha durante visita em missão

O coração e a fé do jovem mostrou o caminho a seguir, ele é vocacionado e está em processo de discernimento há dois anos. Adenilson se intitula um missionário que gosta de ouvir, que prefere os gestos às palavras, mas que quando necessário sabe utilizá-las, e muito bem diga-se de passagem… enquanto repórter, confesso que o vídeo que gravei a seguir vai lhe ensinar:

Ao ser questionado Adenilson afirma que não gosta de ser intitulado super herói, afinal “super heróis somos todos nós todos os dias, nós somos humanos, é um instinto de sobrevivência vencer diariamente”. Muito ainda poderíamos aprofundar sobre o exemplo de homem, de ser humano, cristão e missionário que o jovem nos dá. Com seu testemunho de fé e vida ele saiu de uma depressão após a mutilação e já conseguiu levar 6 missionários e formar 9 grupos de jovens por onde passou.

 

A fé não tem que buscar a cura pro deficiente e sim seu bem estar, Adenilson afirmou que “alegria ele tinha no mundo, mas felicidade verdadeira encontrei com Deus e é essa felicidade que levo nas missões”. Ele não quer ser visto como um missionário excepcional, mas sim como um cristão, que busca seus direitos e pode fazer qualquer coisa e quer sim fazer a diferença.

O jovem quer ser reconhecido como o homem Adenilson, quer fundar uma Pastoral do Deficiente em sua Diocese, quer ser medalhista brasileiro. E é assim que nós vamos interceder por ele e sua missão de anunciar a Boa Nova, o evangelho.

 

 

Por Maria Emília Duarte dos Jovens Conectados correspondente da Missão Jovem

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email