Ensemble23: JMJ Lisboa 2023 abre candidaturas para artistas voluntários para integrar o elenco oficial dos Eventos Centrais

Ensemble23: JMJ Lisboa 2023 abre candidaturas para artistas voluntários para integrar o elenco oficial dos Eventos Centrais

O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 disponibilizou candidaturas nacionais e internacionais para o Ensemble23, um grupo multicultural de artistas voluntários que vai integrar o elenco oficial dos Eventos Centrais (Missa de Abertura, Acolhimento, Via-Sacra, Vigília, Missa de Envio) ao longo de todo o encontro, seja na área da dança como no canto ou no teatro.

O Ensemble tem feito parte da história da Jornada Mundial da Juventude, tendo existido nas várias edições anteriores. No entanto, pela primeira vez, este grupo de artistas vai ser aberto aos jovens de todo o mundo e não apenas de Portugal, país organizador da JMJ.

Esta iniciativa surgiu com o propósito de transformar o processo artístico num desafio pastoral e cultural, reunindo diferentes culturas e promovendo a diversidade. O objetivo do Ensemble23 passará por ter jovens de diversas nacionalidades de forma a unir culturas, partilhar a paixão pelo palco e criar um ambiente saudável para a diversidade, já que Ensemble significa “semelhante” e “união de todas as partes numa performance”.

O Ensemble23 pretende mobilizar cerca de 300 jovens voluntários, entre os 18 e os 35 anos, oriundos de vários países, incluindo Portugal. Para participar, é necessário ter alguma formação artística e ser fluente em inglês.

As pré-inscrições para o Ensemble23 devem ser submetidas via formulário online aqui.

Após demonstração de interesse em fazer parte do Ensemble23, será contatado pelo departamento de Pastoral e Eventos do COL que irá fornecer o guia de audição e o formulário final para preenchimento. O formulário final deve ser preenchido de acordo com o guia de audição, até às 23h59 (GMT) do dia 31 de março. Os jovens que integrarem o grupo ENSEMBLE23, e que serão selecionados num casting a promover pela Pastoral e Eventos, terão de estar em Lisboa a partir de 12 de junho, para se dedicarem exclusivamente aos ensaios.

Condições
Aos voluntários do Ensemble23 será garantida alimentação, alojamento, transporte e seguro de acidentes pessoais durante as semanas da sua estadia em Lisboa.

Requisitos
• Disponibilidade total para estar em Lisboa 6 semanas antes da JMJ Lisboa 2023 (a partir de 12 de Junho) para ensaios e durante a JMJ Lisboa 2023 (a partir de 1 de agosto até 7 de agosto);
• Ser fluente em inglês;
• Ter entre 18 e 35 anos;
• Não estar inscrito na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 como peregrino ou voluntário, uma vez que terá de estar totalmente disponível apenas para efeitos do Ensemble23;
• Após a candidatura final, é necessário ser aprovado pelo departamento de Pastoral e Eventos do Comité Organizador Local para fazer parte do Ensemble23.

Procedimento para candidatura
Qualquer pessoa que deseje candidatar-se para fazer parte do Ensemble23 deve começar por se registar através do preenchimento do formulário de pré-inscrição aqui.

Após demonstração de interesse em fazer parte do Ensemble23, será contatado pelo departamento de Pastoral e Eventos que irá fornecer, via correio eletrônico, mais informações sobre o processo de candidatura final, o guia de audição e o formulário final para preenchimento. O formulário final deve ser preenchido de acordo com o guia de audição, até às 23h59 (GMT) do dia 31 de março.

As candidaturas finais serão avaliadas e os candidatos aprovados a integrar o Ensemble23 serão contatados pelo departamento de Pastoral e Eventos até dia 20 de abril de 2023. Para mais informações: ensemble23@lisboa2023.org.

por Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email