Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1 da CNBB

Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1 da CNBB

Nos dias 22 e 23 de junho de 2024, aconteceu na Casa de Pastoral “Nossa Senhora de Fátima” em Jaboticabal, o Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1, composto pelas dioceses de Ribeirão Preto, Jaboticabal, São João da Boa Vista e França.

 

O Encontro acontece como fruto do espírito oriundo do Sínodo dos Bispos de 2023, quando o Papa Francisco convocou toda a Igreja para ouvir o que o Espírito Santo diz à Igreja. Tal escuta acontece quando os membros da Igreja se dispõem e ouvem uns aos outros em sincera postura de respeito e acolhida, conscientes de que é, na verdade, a voz do próprio Espírito que se é ouvido.

O Encontro contou com a presença dos bispos das quatro dioceses: Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal; dom Paulo Beloto, bispo de França; e Dom Eugênio Barbosa Martins, bispo de São João da Boa Vista. Todas as atividades foram preparadas e orientadas pelos Coordenadores Diocesanos de Pastoral e pelos Assessores do Setor Juventude das dioceses que compõem o sub-regional.

 

 

Para a participação do encontro as dioceses escolhem 25 jovens engajados nas mais diversas pastorais, grupos e movimentos juvenis existentes no sub-regional, que se dispuseram a viver a metodologia da Conversa no Espírito, em 3 momentos, a partir de temas propostos pelo Papa Francisco na Exortação Christus Vivit : Redes – relacionamentos ; Migração – pertença e Abusos .

Redes – Relacionamentos

A internet há muito já se tornou o lugar primordial onde os jovens se encontram. Reflete-se hoje o como tornar a internet também local de Evangelização e encontros interpessoais reais, dado que há sempre o risco de o jovem construir um falso “ self ”, gerando despersonalização.

Migração – pertença   

Toda e qualquer migração acontece porque há uma insatisfação com o lugar ou com a realidade em que se vive e, então, se busca uma melhor condição ou realidade. A migração do jovem não se infere apenas em questões territoriais, mas uma migração de grupos e estilos em busca de acessibilidade.

Abusos

O tema do abuso suscita reflexão dado que não se trata apenas em falar de crimes sexuais, mas de despeito aos limites e à dignidade da pessoa humana. A reflexão da identificação das feridas e o método de cura que podem ser realizados pela Igreja.

O encontro terminou com a apresentação da síntese preparada pelos coordenadores de pastoral do RP 1, sempre vívida e realizada no espírito sinodal.

Texto: Pe. Caio Veiga

Fotos: Pe. Cléber Bernardo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email