Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária

Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária

O Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária, sediado na Cidade de Gama (DF), aconteceu de 20 a 22 de abril, reunindo cerca de 190 adolescentes e jovens vindos de nove dioceses da Região Centro-Oeste: Arquidiocese de Brasília, Arquidiocese de Goiânia, Diocese de Anápolis, Diocese de Formosa, Diocese de Ipameri, Diocese de Jataí, Diocese de Luziânia, Diocese de São Luís de Montes Belos e Diocese de Uruaçu.

Após a acolhida dos jovens e distribuição dos kits no auditório da igreja Matriz de São João Batista, Pe. Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, abordou o tema “Adolescentes e Jovens Missionários superam a violência, em busca da justiça” trazendo a realidade da juventude brasileira e diante disso, qual seria o papel do jovem e do adolescente missionário nos dias de hoje, no contexto de uma sociedade marcada e ferida pela horrenda criminalidade, pelos genocídios, pelas drogas, pela corrupção, etc.

Também foi realizada a Caminhada dos Mártires relembrando que “O sangue dos Mártires é semente de novos cristãos” (Tertuliano – séc II), caminhada esta em sinal de gratidão e louvor a Deus pelas vidas de grandes homens e mulheres, santos e santas que deram a vida em nome de Jesus Cristo, saindo da Igreja São João até Igreja São Luís Gonzaga onde aconteceu a celebração eucarística de abertura Oficial do XII ERJAM.

A missa foi presidida por Pe. Freddy Fingila, Missionário Verbita. Recebendo a todos em sua paróquia, Pe. Freddy os motivou através de uma carta do Papa João Paulo II para a juventude. “Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos” e ainda exortou numa bela catequese sobre a Sagrada Eucaristia segundo o evangelho do dia. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54). A sexta-feira foi concluída com a acolhida nas famílias.

No sábado as atividades iniciaram com a celebração eucarística presidida por Pe. Badacer, ressaltando a importância de manter o foco na ressurreição e dar testemunho desse Cristo Ressuscitado como São Pedro. “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). Em seguida os jovens ouviram a palestras e depoimentos sobre “superação da violência”. Houve a partilha da Sra. Déa Cláudia Duarte (COMIPA) contando aos jovens sobre as dificuldades que passou durante a infância. E o Sr. Pablo Ricardo Lima (Comunidade Missionária Mariana) partilhou sobre seu processo de conversão e sobre sua vida missionária.

Os jovens puderam visitar duas casas que muito fazem pela população carente: a Casa Santo André, uma associação sem fins lucrativos e que tem a missão de ajudar os moradores de rua e dependentes químicos a reencontrar seu caminho e a ter uma chance de reconstruir sua história, oferecendo a essas pessoas a oportunidade de retomar suas vidas, voltar à atividade profissional e reestruturar seu lar. Também foi visitada a Casa Menino Jesus Obra das Filhas do Amor de Jesus Cristo, entidade beneficente que já acolheu mais de 5 mil assistidos, crianças e adolescentes, carentes acometidos de câncer e problemas renais, cardíacos e paralisia cerebral. A tarde do sábado foi dedicada às visitas missionárias encerrando com partilha na comunidade das experiências missionárias vivenciadas.

A noite, após o terço missionário, os jovens rezaram pelas necessidades urgentes de cada continente, e foi realizada uma noite cultural, animando ainda mais o encontro. Cada diocese preparou uma atividade cultural para apresentar abordando o tema e lema do ERJAM 2018.

No domingo, último dia do encontro, após a oração da manhã, as dioceses fizeram a avaliação do encontro. Os missionários seguiram para participar da missa de envio e encerramento do encontro na Catedral Diocesana de Brasília, presidida por Dom Marcony Ferreira, Bispo auxiliar e concelebrada por Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das POM, e Pe. Badacer. Em sua homilia, Dom Marcony dirigiu uma fala especial aos participantes do XII ERJAM e destacou a importância de fazermos primeiramente nosso encontro pessoal com Jesus para posteriormente anunciá-lo aos outros. Ao final, foi anunciado que o próximo ERJAM no ano de 2020 será na diocese de Jataí (GO).

Por: POM Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email