Encontro Nacional dos Responsáveis Adultos acontece em setembro

Encontro Nacional dos Responsáveis Adultos acontece em setembro

 

Nos próximos dias 6 e 7 de setembro, Brasília acolherá o XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude (ENRDJ). Todas as dioceses do Brasil já receberam a carta convite para a inscrição de seus representantes neste que é um encontro promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O encontro é voltado exclusivamente para os adultos (acima de 29 anos) e que trabalham com a juventude. A inscrição é feita apenas através da carta-convite enviada.

Para o presidente da comissão, Dom Nelson Francelino Ferreira, o encontro tem uma grande importância porque trata da consolidação da Pastoral Juvenil em sua pluralidade. Para o bispo, se antes as diversas expressões juvenis viam com certa suspeita a implantação do Setor Juventude nas dioceses, hoje podem testemunhar que ele não visa suplantar nenhuma das expressões, mas fortalecer a comunhão, somar forças.

“A cada encontro, vamos dando passos concretos de comunhão e fortalecendo o protagonismo juvenil diante dos desafios e possibilidades apresentados pela cultura urbana. Isso tudo em profunda sintonia com as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB deste ano”, conta o bispo.

Suicídio juvenil será um dos temas 

No encontro de setembro, além de revisar e aprofundar os cinco eixos do Projeto IDE, com trocas de experiências, será também abordado um tema, presente nas várias realidades urbanas do nosso Brasil e que tanto tem angustiado nossas lideranças, que é o suicídio juvenil.

Segundo o assessor da comissão, Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, o encontro traz o tema – com dados alarmantes – para uma sensibilização dos adultos que trabalham com jovens. “O tema será abordado por uma psicóloga, que ajudará a sensibilizar e mobilizar os adultos a lidar e perceber o comportamento dos jovens para poder ajudá-los e encaminhá-los para apoios profissionais adequados de acompanhamento”, explica.

Entre outros assuntos que serão abordados estão o calendário de atividades para o ano de 2020, as perspectivas para a pastoral para os próximos anos, o Sínodo dos Bispos “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, ocorrido em outubro de 2018 no Vaticano, e a Exortação pós-sinodal Christus Vivit. O tema será refletido pelo jovem Lucas Galhardo, que representou a Pastoral Juvenil do Brasil nos diversos momentos antes, durante e após o sínodo.

“Convocamos todas as lideranças das diversas dioceses do Brasil para construirmos, revisarmos juntos, somarmos forças para a desafiadora missão de contribuir para uma Igreja em estado permanente de Missão nesse cenário nacional que tanto nos desafia, como nos pede o querido Papa Francisco”, convida Dom Nelson.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail juventude@cnbb.org.br

SERVIÇO:
Data: 06 e 07 de Setembro 2019
Local: Subsolo do Santuário Dom Bosco (Brasília/DF)
Horários: início às 7h30 do dia 06/09 e término dia 07/09 até o almoço
Taxa de Inscrição: R$ 120,00 (inclui as refeições: almoço, lanche e jantar)

⚠ A hospedagem e o café da manhã será por conta de cada participante.
Inscrições: Somente pelo e-mail: juventude@cnbb.org.br (enviar em anexo a ficha de inscrição)

Por Adilson Jorge, redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email