Comissão de Juventude realiza o III Encontro Nacional de Jovens Líderes de Novas Comunidades, o ENJNC

Comissão de Juventude realiza o III Encontro Nacional de Jovens Líderes de Novas Comunidades, o ENJNC

Cerca de 160 jovens líderes vinculados a quase 48 Novas Comunidades atuantes no Brasil com a evangelização da juventude estiveram reunidos de forma online, pela plataforma Zoom, entre os dias 25, 26 e 27 de junho, participando da III Edição do Encontro Nacional de Jovens Líderes de Novas Comunidades – ENJNC, uma realização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ/CNBB, em parceria com a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CPJN/CNBB.

Nessa Edição, o tema geral proposto foi “Vivamos no presente” e foram trabalhados temas como a busca da santidade e a comunhão, à luz do exemplo de São José, e também os desafios de evangelizar em meio à uma sociedade que é marcada por uma cultura de morte. As pregações foram realizadas por Dom Nelson Francelino (bispo de Valença-RJ e presidente da CEPJ/CNBB) e pelo Pe João Henrique (fundador da Comunidade Aliança de Misericórdia).

Para além dos momentos de pregação e dos testemunhos, o Encontro foi marcado também por um momento rico de partilha em pequenos grupos reunindo jovens de diversas expressões juvenis, e por uma noite de Adoração e intercessão pelos jovens, realizada em diversos lugares do Brasil, por cada uma das Comunidades que participaram do evento.

Confira alguns testemunhos de jovens que participaram do III ENJNC:

“Nós do Setor Juventude da Comunidade Católica Remidos no Senhor trazemos a mais profunda gratidão por tudo que vivemos no ENJNC. Foi uma experiência muito forte de partilha, oração, formação e unidade. Constatamos claramente que o Espírito Santo não conhece barreiras para agir em nós e para nos fazer seus instrumentos para os jovens do mundo inteiro! Bendito seja Deus que derramou sobre nós a força do Espírito Santo!” – Arthur da Nóbrega, Comunidade Remidos no Senhor.

“A maior graça deste evento foi viver a unidade na diversidade. A Igreja é fecunda e pode dar mais pela evangelização, quando cada Carisma oferece sua parte, que é única e irrepetível, para transformar o mundo!
O envio de jovens dispostos a dar a vida para que o mundo saiba que Deus ama a todos sem exceção, é uma resposta urgente da Igreja para a juventude que sofre e espera este consolo!” -Helena Tavares, Comunidade Sementes do Verbo.

“Gratidão pela oferta de vida de cada comunidade por meio de seus carismas que nos alavancou, abrasou os nossos corações, para que pela loucura da Paixão pulsemos no coração da Igreja! Obrigada, Senhor, és Tu que nos desinstala sempre mais para perto do Seu coração, sempre nos levando ao encontro do outro, a fim de multiplicar o maior número de salvos para Tua Glória e crescimento do Teu Reino!” – Raquel Viegas, Comunidade Do Caos à Glória.

“Quero Louvar a Deus pela graça da comunhão vivida no ENJNC, fazer unidade é um graça que só aqueles que, conduzidos pelo Espírito Santo, tem a iniciativa de se abrir ao outro! E a experiência vivida neste encontro foi justamente essa: Eu sou um com a Igreja e seus carismas!” – Pedro Pinheiro , Comunidade Canção Nova.

Por: Gabriel Sampaio – Coord. Nacional da Pastoral Juvenil.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email