Encontro de Jovens Maristas reúne mais de mil estudantes em Erechim (RS)

Publicado em 12 de outubro de 2019 Por Seja o primeiro a comentar!

Neste último dia 28 de setembro, mais de mil estudantes e educandos de 25 unidades da Rede Marista participaram do Encontro de Jovens Maristas (EJM), realizado em Erechim (RS). Com o tema “Tempo de Ser”, o evento marcou a celebração dos 10 anos da Pastoral Juvenil Marista (PJM).​​

O EJM foi organizado por integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em conjunto com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista e com o Colégio Marista Medianeira, anfitrião do evento em 2019. A programação contou com oficinas, momentos celebrativos e de confraternização.

​O Presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, e o Conselheiro Geral do Instituto Marista, Irmão Óscar Vicario, participaram da abertura do evento. Em sua saudação aos jovens, o Irmão Óscar destacou a responsabilidade de cada um e cada uma na construção coletiva da sociedade: “Hoje é um dia muito especial. O que sentimos, o que compartilhamos e a amizade que vivemos são os maiores presentes desses dez anos de PJM. Nós estamos construindo um mundo melhor, aprendendo com o passado, vivendo o agora e sonhando com o futuro”, afirmou.

Na sequência do evento, os jovens participaram de uma celebração eucarística realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima. O turno da tarde foi marcado por oficinas que desenvolveram temáticas como: sustentabilidade, empatia, escuta atenta, protagonismo, responsabilidade, amizade, educação, solidariedade, entre outros.

Para Ana Caroline Silva dos Santos Moraes, integrante da PJM da PUCRS, fazer parte da Pastoral Juvenil Marista é sempre estar pronto para servir: “nós acreditamos na Civilização do Amor, queremos um mundo mais justo e mais igualitário. Aqui no EJM, nós somos mais de mil e trezentos jovens que buscam isso, e sabemos que além de nós, muitos outros também acreditam nesse ideal”, afirma. ​​​​

Como integrante da PJM do Colégio Marista Medianeira, a estudante Laura Todescatte avalia que a experiência de organizar um evento como o EJM é enriquecedora: “nós sonhamos com cada momento desse dia. Foi um ano de muito trabalho e é muito gratificante ver tudo sair do jeitinho que a gente imaginou”, explica. O evento também foi significativo para Laura, pois ela é estudante concluinte do Ensino Médio do Marista Medianeira e se despede da PJM após seis anos de atividades. ​

A cerimônia de encerramento de evento foi marcada pelo anúncio do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS), como a próxima unidade que sediará o EJM em 2020.

10 anos da Pastoral Juvenil Marista

O EJM 2019 foi um momento marcante para reunir todos os jovens e celebrar os 10 anos da PJM. Para o coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, o mais bonito da caminhada de uma década da PJM é o processo que ela vem fazendo.

“A PJM é um grande espaço de evangelização e de construção de uma sociedade mais fraterna, acolhedora e humana. É uma realização muito grande, enquanto Rede Marista, estarmos comemorando esses dez anos nesse espaço. É um orgulho ver aquele caminho que foi trilhado lá no início se concretizando dia a dia nas Unidades”, afirma o coordenador.

​A celebração dos 10 anos da PJM também contou com outras atividades comemorativas realizadas ao longo do ano, entre elas, a websérie Sou PJM ​que aborda a história da Pastoral Juvenil Marista e elementos importantes que formam a identidade e constituem o processo da Pastoral.

por Juliana Vencato – Assessoria de Comunicação

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais