Encontro de Jovens Maristas reúne mais de mil estudantes em Erechim (RS)

Encontro de Jovens Maristas reúne mais de mil estudantes em Erechim (RS)

Neste último dia 28 de setembro, mais de mil estudantes e educandos de 25 unidades da Rede Marista participaram do Encontro de Jovens Maristas (EJM), realizado em Erechim (RS). Com o tema “Tempo de Ser”, o evento marcou a celebração dos 10 anos da Pastoral Juvenil Marista (PJM).​​

O EJM foi organizado por integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em conjunto com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista e com o Colégio Marista Medianeira, anfitrião do evento em 2019. A programação contou com oficinas, momentos celebrativos e de confraternização.

​O Presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, e o Conselheiro Geral do Instituto Marista, Irmão Óscar Vicario, participaram da abertura do evento. Em sua saudação aos jovens, o Irmão Óscar destacou a responsabilidade de cada um e cada uma na construção coletiva da sociedade: “Hoje é um dia muito especial. O que sentimos, o que compartilhamos e a amizade que vivemos são os maiores presentes desses dez anos de PJM. Nós estamos construindo um mundo melhor, aprendendo com o passado, vivendo o agora e sonhando com o futuro”, afirmou.

Na sequência do evento, os jovens participaram de uma celebração eucarística realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima. O turno da tarde foi marcado por oficinas que desenvolveram temáticas como: sustentabilidade, empatia, escuta atenta, protagonismo, responsabilidade, amizade, educação, solidariedade, entre outros.

Para Ana Caroline Silva dos Santos Moraes, integrante da PJM da PUCRS, fazer parte da Pastoral Juvenil Marista é sempre estar pronto para servir: “nós acreditamos na Civilização do Amor, queremos um mundo mais justo e mais igualitário. Aqui no EJM, nós somos mais de mil e trezentos jovens que buscam isso, e sabemos que além de nós, muitos outros também acreditam nesse ideal”, afirma. ​​​​

Como integrante da PJM do Colégio Marista Medianeira, a estudante Laura Todescatte avalia que a experiência de organizar um evento como o EJM é enriquecedora: “nós sonhamos com cada momento desse dia. Foi um ano de muito trabalho e é muito gratificante ver tudo sair do jeitinho que a gente imaginou”, explica. O evento também foi significativo para Laura, pois ela é estudante concluinte do Ensino Médio do Marista Medianeira e se despede da PJM após seis anos de atividades. ​

A cerimônia de encerramento de evento foi marcada pelo anúncio do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS), como a próxima unidade que sediará o EJM em 2020.

10 anos da Pastoral Juvenil Marista

O EJM 2019 foi um momento marcante para reunir todos os jovens e celebrar os 10 anos da PJM. Para o coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, o mais bonito da caminhada de uma década da PJM é o processo que ela vem fazendo.

“A PJM é um grande espaço de evangelização e de construção de uma sociedade mais fraterna, acolhedora e humana. É uma realização muito grande, enquanto Rede Marista, estarmos comemorando esses dez anos nesse espaço. É um orgulho ver aquele caminho que foi trilhado lá no início se concretizando dia a dia nas Unidades”, afirma o coordenador.

​A celebração dos 10 anos da PJM também contou com outras atividades comemorativas realizadas ao longo do ano, entre elas, a websérie Sou PJM ​que aborda a história da Pastoral Juvenil Marista e elementos importantes que formam a identidade e constituem o processo da Pastoral.

por Juliana Vencato – Assessoria de Comunicação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email