Em clima de JMJ Lisboa: aconteceu na Diocese de Serrinha a Jornada Diocesana da Juventude

Em clima de JMJ Lisboa: aconteceu na Diocese de Serrinha a Jornada Diocesana da Juventude

“Maria levantou-se e partiu apressadamente.” Lc 1,39

No domingo (12 fev.) o Setor Juventude da Diocese de Serrinha/BA realizou a sua JDJ 2023 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, na cidade de Araci/BA. Como anualmente, no segundo semestre, já se realiza um grande evento diocesano, o Dia Nacional da Juventude – DNJ, em 2022 realizou-se a JDJ por Foranias como um caminho preparatório para o DNJ. Para este ano pensou-se em realizar a JDJ logo no início do ano, com o objetivo de proporcionar aos jovens uma experiência compilada de uma Jornada Mundial da Juventude – JMJ, já que muitos não terão a possibilidade de ir a Lisboa.

Logo pela manhã os jovens foram acolhidos com muita animação no portal de entrada da cidade, ali se iniciou a Via Sacra refletindo as dores e alegrias de Maria e percorrendo um caminho até o Mirante do Bonfim. Os jovens levaram a cruz peregrina e o andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, um momento oracional profundo e desafiador. Ao final, os jovens desceram o morro e seguiram, pelas ruas da cidade, até o Centro Paroquial. Chegando lá, foram divididos em grupos para participar das Catequeses com o tema do evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente.” (Lc 1,39), a assessoria ficou por conta de sacerdotes, religiosas e seminaristas da diocese. Após o almoço, a jovem Luana agitou os presentes no salão paroquial com muita música e animação.

A programação seguiu com alguns jovens da paróquia de Araci e uma bela apresentação sobre o tema da JDJ. Chegava então o momento de se colocar novamente em caminhada, desta vez, os jovens seguiram o mini trio, puxado pela Banda Kerigma, num arrastão de animação pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde os jovens participaram da missa de envio e encerramento da JDJ, a qual foi presidida por nosso bispo diocesano Dom Hélio Pereira, que em sua homilia fez questão de lembrar aos jovens das palavras do Papa Francisco em sua carta enviada aos jovens por ocasião da JMJ 2023, e ressaltou que é preciso “despertar para a vida na presença de Deus”, levantar e sair para anunciar, ser presença de Cristo na vida das pessoas assim como fez Maria.

por Setor Juventude Serrinha/BA

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email