Eaí?Tchê sai em missão

Eaí?Tchê sai em missão


Um grupo com cinco jovens gaúchos, acompanhados da Irmã Zenilde Fontes, coordenadora do Projeto Eaí?Tchê, do Serviço de Evangelização da Juventude, do regional Sul 3 da CNBB, iniciam hoje uma atividade missionária promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Paraguari, no Paraguai. A missão ocorre entre os dias 16 e 28 deste mês.

 

O local da Missão

O local onde está sendo realizada a missão se chama Carapeguá, – a capital do departamento de Paraguari. A cidade possui em torno de 50 mil habitantes, dos quais 35 mil vivem na área urbana e aproximadamente 15 mil, na área rural. Na área rural do Paraguai se encontram situações de muita simplicidade e pobreza, tendo muitos casos de extrema necessidade material. Existem muitos idosos vivendo sozinhos, pois os filhos e netos estão vivendo na cidade paraguaia de Assunção, na Argentina, no Brasil ou mesmo na Espanha. Todos falam o guarani e cerca de 70% falam castelhano.

Parte significativa da população é constituída de jovens (35%) ou crianças (92,6%). Muitos jovens frequentam a escola, “porém logo desanimam no ensino médio e abandonam a escola na metade do curso; em muitos jovens, percebe-se a inquietude com relação ao futuro e a esperança de algo melhor para suas vidas”, ressalta Guilherme, coordenador da missão. Ele relatou, ainda, que as motocicletas são bastante numerosas e, por conta disso, muitos jovens morrem vítimas de acidentes.

Nas zonas rurais, as famílias costumam ter pequenas propriedades, onde cultivam mandioca, milho, poroto (feijão), amendoim, batata e soja. Eles também criam galinhas, porcos e vacas. Acompanhe notícias e relatos sobre a atividade pela fapage: www.facebook.com/eaitche.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email