Dulce dos Pobres é beatificada em Salvador

Dulce dos Pobres é beatificada em Salvador

Nem a chuva e o cansaço impediram a realização desse momento histórico, não só para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, como para toda a Igreja Católica, como disse dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, durante a cerimônia de beatificação, que foi presidida pelo arcebispo emérito de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representante do Papa Bento XVI e do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato.

A presidente Dilma Rousseff marcou presença na cerimônia, acompanhada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney, entre outros políticos. Colaboradores das Obras Sociais da Irmã Dulce, que registraram 5,6 milhões de atendimentos gratuitos em 2010, participaram da celebração, mas o destaque foi a presença dos devotos que em mais de 400 caravanas de todo o Brasil desembarcaram em Salvador para demonstrar o carinho pela beata.

Logo no início da missa, o arcebispo e de Salvador, dom Murilo Krieger, leu o pedido beatificação. Logo em seguida, o bispo da Diocese de Irecê (BA), dom Tommaso Cascianelli, leu uma resumida biografia da Bem-Aventurada e, dom Geraldo, a carta apostólica na qual o Papa autoriza a beatificação. No documento, Bento XVI afirmou que “tendo consultado a Congregação das Causas dos Santos, por nossa autoridade apostólica, damos a faculdade para que a venerável serva de Deus Dulce Lopes Pontes […] seja chamada de hoje em diante com o nome de bem-aventurada, com sua festa fixada no dia 13 de agosto”.

Após a leitura, a foto de irmã Dulce foi descerrada, levando a multidão a euforia. Paralelamente, a miraculada Cláudia Cristiane Santos de Araújo, seu marido Francisco Assis de Araújo e o filho Gabriel entraram em procissão para apresentar aos fiéis a relíquia da nova beata. A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e a voluntária mais antiga das Obras Sociais da freira, Iraci Lordello, também entraram em procissão.

Na homília, o cardeal Majella, enfatizou que viver a santidade não é privilégio para algumas pessoas, mas é dever de todo cristão batizado. “Eu não disse alguns, disse todos os cristãos. Estamos celebrando a santidade que o Senhor deseja ver reproduzida em cada um de Seus filhos. Todos os fiéis devem ser santos em sua conduta moral, devem agir em conformidade com que o são: filhos de Deus”, ressaltou dom Geraldo.

 

Palavra do Papa

Em pronunciamento realizado no Vaticano, após a recitação da oração mariana “Regina Coeli”, na manhã do domingo, o Papa Bento XVI afirmou que estava junto aos brasileiros na alegria pela beatificação de Irmã Dulce.

“Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos pastores e fiéis congregados em Salvador, na Bahia, para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade, a serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a venerar os desamparados”, disse, em português.

 

Sobre Irmã Dulce

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador (BA) no dia 26 de maio de 1914. Conhecida como Irmã Dulce, o ‘Anjo bom da Bahia’, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados. Após a beatificação, será chamada de ‘Bem-aventurada Dulce dos Pobres’.

A religiosa começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando mendigos que moravam nas ruas da capital baiana. Aos 18, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade.

Em 2000, foi realizada a abertura do Processo Canônico sobre a sua vida, virtudes e fama de santidade. A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência. Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura.

Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação.

Conheça o site das Obras Sociais Irmã Dulce

 

Com informações da Canção Nova e jornal O SÃO PAULO

Fotos: Canção Nova

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email