Dom Amilton Manoel da Silva inicia missão como Bispo da Diocese de Guarapuava (PR)

Dom Amilton Manoel da Silva inicia missão como Bispo da Diocese de Guarapuava (PR)

 

Foto: Diocese de Guarapuava

Tomou posse da manhã deste sábado (18), o novo bispo da Diocese de Guarapuava (PR), Dom Amilton Manoel da Silva, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A celebração ocorreu na Catedral Nossa Senhora de Belém de forma restrita, por conta da pandemia da Covid-19, contando com a presença de bispos do Regional Sul 2, do Clero, religiosos, religiosas, autoridades e algumas lideranças leigas das Pastorais e Movimentos da Diocese.

Durante a homilia, Dom Amilton ressaltou a importância da busca constante da unidade. “Que na pluralidade prevaleça entre nós a caridade, o sentido de pertença à Igreja, e que a comunhão norteie a nossa evangelização e alimente sempre a nossa fraternidade”, refletiu.

A partir de seu lema episcopal “Gloriar-se na Cruz de Cristo” (Gl 6,14), encorajou a comunidade diocesana a assumir a Cruz como poder e sabedoria de Deus. “A Cruz deverá sempre nos interpelar, nos arrancando dos espaços de conforto e da mera pastoral da conservação. Ela deverá suscitar em nós a compaixão diante dos sofrimentos que assolam a vida humana e a criação, nossa casa comum”.

Dom Amilton Manoel da Silva

Natural de Osvaldo Cruz (SP), ingressou na Congregação dos Passionistas em 1991. Cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba – PR. Possui bacharelado e licenciatura em filosofia, história e psicologia. Cursou teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), de 1997 a 2000. Possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia.

Fez a sua primeira profissão religiosa no dia 18 de janeiro de 1997, e foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 2000, por Dom Luciano Mendes de Almeida, então arcebispo de Mariana – MG.

Foi nomeado bispo titular de Tusuro e auxiliar da Arquidiocese de Curitiba pelo Papa Francisco, no dia 07 de junho de 2017, sendo ordenado no dia 19 de agosto e apresentado como bispo-auxiliar no dia 08 de setembro do mesmo ano.

Na Arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão, juventude e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). No Regional Sul 2 – CNBB, é secretário dos Bispos e referencial para o Setor Juvenil. Desde 2019, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da Diocese de Guarapuava, substituindo Dom Antônio Wagner da Silva, que apresentou a renúncia por conta da idade.

Por Pedro Colatusso, da Redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email