DOCAT, a bússola que nos faz passar da oração à ação!

DOCAT, a bússola que nos faz passar da oração à ação!

Fotos: krakow2016.com

Fotos: krakow2016.com

Dando continuidade ao projeto do YOUCAT, finalmente chega às livrarias brasileiras o “DOCAT – como agir” o livro apresenta a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem e bem dinâmica. Esta obra conta com o prefácio do Papa Francisco que manifesta o sonho de ter 1 milhão de jovens que leiam e estudem a Doutrina Social da Igreja,  mais do que isso convida-os a ser Doutrina Social em movimento.

O DOCAT foi lançado na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polônia em julho deste ano. Assim como o Papa Bento XVI presenteou os jovens na Jornada de 2011 em Madrid com o YOUCAT, o Papa Francisco na JMJ 2016, também quis brindar a juventude com algo marcante.  No início, o presente foi o “DOCAT App”, um gesto que foi o ponto de partida para uma campanha juvenil em escala global: “Faça parte do sonho do Papa”, um sonho em que os jovens serão a Doutrina Social em ação.

No prefácio, o Papa Francisco desafia todos os jovens a entrarem no mundo da política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. “Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão”, diz o Papa.

O que é o DOCAT?

O DOCAT é uma tradução acessível da Doutrina Social da Igreja Católica, o material foi desenvolvido com base em importantes documentos da Igreja desde Leão XIII até o atual pontificado do Papa Francisco, ele mesmo no prefácio, nos diz que “com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo”. O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. “Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento”, diz Francisco.

O ‘DOCAT – como agir’ está dividido em 12 capítulos, responde a 328 questões sobre temas como família, paz, política, economia, vida como um dom. Com a aprovação oficial da Igreja Católica por meio da Congregação da Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, hoje é considerado pelo Vaticano a melhor ferramenta para quem deseja conhecer com facilidade e rapidez a Doutrina Social da Igreja, ou para quem tem a missão de ensiná-la aos outros.

Para o missionário e responsável pelo YOUCAT Center Brasil, Jerônimo Lauricio, o melhor caminho para aproximar os jovens é “ser paciente e lançar as sementes da DSI com a mesma honestidade e ousadia que o Papa fez conosco na Vigília da JMJ em Cracóvia, ao nos dizer que ‘o mundo de hoje nos pede para ser protagonistas da história, porque a vida é bela desde que a queiramos viver, desde que queiramos deixar uma marca que determine a nossa história e a história de muitos outros’, é esse convite que todos nós precisamos semear com palavras e atitudes concretas no coração desses jovens”.

Ferramenta de evangelização

Essa nova ferramenta de formação e evangelização como o YOUCAT está baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e possa colocar as reflexões em prática. O DOCAT, seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de ‪‎Fé,‪ Esperança e ‪‎Caridade os espaços que aos poucos foram  instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. A obra foi elaborada por renomados especialistas em Doutrina Social, e contou com a participação de jovens de alguns países.

Pe. Toninho, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, destaca que “a Pastoral Juvenil é a primeira responsável pela evangelização da juventude. O DOCAT é parte dessa missão da evangelização da juventude. Sendo a Pastoral Juvenil a primeira responsável por essa evangelização na Igreja do Brasil, acolhe e abre espaço para que Associação Youcat Brasil possa contribuir nessa grande missão”.

Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso, “assim como o Papa Francisco quer um milhão de jovens, queremos uma geração inteira que mude a si mesmo, que mude esse planeta pela força do amor e da solidariedade sendo sal da terra e luz do mundo. Queremos que o DOCAT anime a juventude do Brasil a fazer a sua parte por um mundo melhor”.

Saiba mais: http://www.jovensconectados.org.br/docat/

Por Valesca Montenegro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email