Do Brasil para Lisboa: Dioceses realizam Missas de envio dos jovens à JMJ 2023

Do Brasil para Lisboa: Dioceses realizam Missas de envio dos jovens à JMJ 2023

Grupos vão partir de todo o Brasil rumo a Portugal para viver uma experiência de encontro com Deus, com o Papa Francisco e com jovens do mundo inteiro.

Diocese de Jundiaí – SP

Na contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que acontece entre os dias 1º e 6 de agosto, em Portugal. Arquidioceses e dioceses estão celebrando “Missas de Envio” dos jovens brasileiros ao evento. Grupos vão partir de todo o Brasil rumo a Portugal para viver uma experiência de encontro com Deus, com o Papa Francisco e com jovens do mundo inteiro.

Os jovens da arquidiocese de Aracaju (SE) vão participar da missa de envio da JMJ 2023, no próximo sábado, 22. A celebração será às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa.

No domingo, 23, é a vez da juventude da arquidiocese de São Paulo (SP) celebrar a missa de envio às 11h, na catedral da Sé, com a réplica dos símbolos da JMJ: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora.

Na segunda-feira, 24, é a vez dos jovens da arquidiocese de Londrina se reunirem para a Missa de envio. A celebração será presidida pelo arcebispo, Dom Geremias Steinmetz, às 19h30, na Paróquia São José Operário – Decanato Oeste.

Brasília (DF), Curitiba (PR) e Juiz de Fora (MG)

Neste domingo, 16, uma “Missa de Envio” aconteceu na Arquidiocese de Brasília, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa e concelebrada pelo bispo auxiliar e referencial para a juventude, Dom Denilson Geraldo.

De acordo com a arquidiocese de Brasília, a estimativa é de que cerca de 500 jovens viajem a Lisboa para participar do evento. “Eles são oriundos de diversos movimentos, grupos, serviços e paróquias da arquidiocese e se prepararam durante alguns meses, alguns até anos, para participarem da JMJ”, destaca o site da arquidiocese.

A arquidiocese informou ainda que o Setor Juventude pretende divulgar uma programação própria com encontros com o Cardeal Paulo Cezar Costa – que estará em Lisboa participando da Jornada.

Em Curitiba (PR), a “Missa de envio” com uma bênção especial aos jovens que vão peregrinar na JMJ foi também no domingo, 16, às 11h, na paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista. A celebração foi transmitida pelo canal da arquidiocese de Curitiba no Youtube.

Já, os cerca de 50 peregrinos da arquidiocese de Juiz de Fora (MG) que marcarão presença no encontro da juventude participaram da Missa de envio no mesmo dia, às 16h, na catedral de Juiz de Fora. A celebração foi presidida pelo arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira. De acordo com a arquidiocese, os jovens partem para a Europa entre os dias 22 e 24 de julho. Antes de participarem da JMJ em Lisboa, dois grupos passarão por Milão, Assis e Roma, na Itália, e em Fátima, já em Portugal. A outra comitiva juiz-forana percorrerá cidades de França e Espanha antes de chegarem ao solo lusitano.

Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP)

Em Belo Horizonte (MG), a missa de envio foi celebrada no dia 9 de julho. A celebração ocorreu na Catedral Cristo Rei e foi presidida pelo arcebispo de BH e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Segundo a arquidiocese de BH, durante os últimos anos, esses jovens organizaram eventos em suas paróquias e buscaram ajuda de seus familiares para vivenciarem esta experiência do encontro com o Papa Francisco durante a JMJ, representando a arquidiocese de Belo Horizonte.

Na diocese de Jundiaí (SP), a missa aconteceu no dia 8 de julho, na Paróquia Nova Jerusalém, presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. Segundo a diocese, 300 jovens da diocese começam a embarcar no final de julho rumo a Lisboa, em Portugal, onde acontece o encontro com o Papa Francisco.

Confira algumas imagens pelo Brasil, enviadas para o canal Jovens Conectados:

por canção nova notícias com colaboração CNBB, e informações das arquidioceses/dioceses: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Jundiaí, Londrina.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email