Dioceses de Minas Gerais promovem 2º Encontro Regional para Jovens Cursilhistas

Publicado em 3 de agosto de 2018 Por 1 Comentário

Nos dias 20 a 22 de julho o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) em seu Regional Leste 2 MG 2 viveu momentos fortes de formação e intensa espiritualidade. Estiveram reunidos na cidade de São João Del Rei/MG, jovens cursilhistas das Dioceses de Leopoldina, Campanha, Pouso Alegre, Mariana e São João Del Rei para a realização do 2° Encontro Regional para Jovens Cursilhistas.

Este encontro teve como tema “Jovem leigo: Vocação e Missão” e lema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Durante o encontro, os jovens tiveram um momento específico para fazerem uma fotografia de suas realidades em cada Diocese.  Depois, divididos em grupos, os participantes passaram por quatro oficinas para discernir as realidades do mundo em que estão inseridos na atualidade. As oficinas foram divididas com os temas: O jovem no mundo, Dinâmica sobre Vocação, A juventude sob os 50 anos de Medellín e o Meu quarto dia até o fim. Estas oficinas foram muito bem elaboradas por jovens de todo o Regional que se prepararam e dedicaram ao máximo para fazerem oficinas bastante dinâmicas e participativas.

Durante o encontro houve uma peregrinação pelas ruas da cidade e em frente a cinco Igrejas históricas, fortes momentos de meditação sobre a juventude no movimento, na igreja e no mundo, são elas: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por fim, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e onde aconteceu uma belíssima Celebração Eucarística presidida pelo pároco Padre Geraldo Magela e concelebrada por Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, assessor eclesiástico do movimento nesta diocese. Na noite de sábado aconteceu uma deliciosa confraternização entre os jovens com tema junino onde todos foram maquiados e preparados com acessórios referentes ao tema e se divertiram, brincaram e dançaram muito.

O encontro contou com a participação do representante jovem nacional do MCC, Vinícius Raposo, que conduziu os trabalhos com muita sabedoria e competência; ao final do encontro, o mesmo anunciou que o próximo Encontro para Jovens Cursilhistas da Macrorregião Sudeste será realizado pelo Regional Leste 2 MG 2 em data e cidade ainda a serem definidas, o que trouxe uma imensa alegria para todos.

por Vinícius Raposo, Representante Jovem da Macrorregião Sudeste

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

1 Comentário para “Dioceses de Minas Gerais promovem 2º Encontro Regional para Jovens Cursilhistas”

  1. Tatiane Aparecida de Oliveira disse:

    E muito bom , um encontro abençoado eu amo o movimento de CURSILHO .😁

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais