Diocese na Zona da Mata Mineira inicia preparativos para a JMJ Rio 2013

Diocese na Zona da Mata Mineira inicia preparativos para a JMJ Rio 2013

As atividades tiveram início na sexta-feira (03/02) destacando-se a dinâmica de apresentação “Somos Igreja Jovem” e a Vigília do Ofício Divino da Juventude, orientados pela jovem assessora Cinthia Carla. 

encontro_leopoldina_fev12Já o sábado esteve repleto de palestras e repasses.  Na parte da manhã a celebração eucarística presidida pelo Padre Marcio Arthur Júnior, assessor diocesano do Setor Juventude, inaugurou as atividades. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e a Revitalização da Pastoral Juvenil na Igreja da América Latina foram o foco das atenções.  Em diversos momentos houve também oficinas para a apresentação dos subsídios “Na trilha dos grupos de jovens”, orientadas pelas jovens Cínthia, Adriane e Izabela, todas da equipe de assessoria. Na parte da tarde o tema “Somos Igreja Jovem: à luz do 10º ENPJ” com um debate especial sobre a atual participação da Pastoral da Juventude na evangelização da juventude na Igreja no Brasil bem como os desafios de integração junto aos Setores Juventudes Diocesanos foram pontuados. O subsídio “Somos Igreja Jovem” foi amplamente divulgado juntos aos jovens. O Plano Nacional de Evangelização da Juventude foi também apresentado baseando-se nas proposições do II Encontro Nacional dos Responsáveis Diocesanos e Assessores de Juventude, ocorrido em dezembro passado. À noite, um vídeo sobre o Jubileu de 50 anos do Concilio Vaticano II fechou com “chave de ouro” o dia intenso.

No domingo, o Administrador Diocesano, monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, celebrou a eucaristia e situou a importância da juventude dos trabalhos da Diocese. Os grupos de trabalho focaram em debates a cerca de assuntos abordados no subsídio “Aos jovens com afeto” e no Plano Diocesano de Evangelização da Juventude: a luz das Diretrizes Gerais. Foram repassados os encaminhamentos do Setor Juventude Diocesano, atentando-se para os preparativos da Jornada Diocesana da Juventude, a Pré-Jornada e a Jornada Mundial da Juventude chamando a atenção para o maior engajamento dos jovens das diversas foranias da diocese.

O jovem Rafael Pujoni, coordenador do Setor Juventude da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, concluiu o Encontro Diocesano chamando a atenção para que os jovens assumam o compromisso fiel de participação na Igreja e estejam atentos aos desafios do mundo contemporâneo.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Setor Juventude RENSE/Arquidiocese de Belo Horizonte

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email