Diocese de Valença (RJ) recebe formação

Diocese de Valença (RJ) recebe formação

 

Os jovens da Diocese de Valença (RJ) se uniram no último sábado (22), para realizar um estudo e articulação do Setor Juventude Diocesano. Com assessoria do Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb (Pe. Toninho), assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, os jovens representantes dos diferentes movimentos e pastorais juvenis da diocese, puderam ter uma compreensão clara do que é o Setor Juventude Diocesano.

Dando início ao encontro, Pe. Toninho exortou sobre os desafios e perspectivas pastorais relacionados à evangelização da juventude e como o Setor Juventude se relaciona com essas questões. Apresentou-se também como se estrutura atualmente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em relação à organização do Setor Juventude.

Pe. Toninho mostrou de maneira clara e objetiva, quais são as pastorais, movimentos, congregações e comunidades eclesiais que juntos devem compor o Setor Juventude e ressaltou a importância dos jovens participarem ativamente dos conselhos e
coordenações paroquiais.

Ao final da explanação do assessor, o padre Welder de Carvalho Silva, responsável pela pastoral juvenil e Semana Missionária/JMJ na diocese realizou uma plenária com os jovens presentes, para que estes pudessem expor suas opiniões a respeito do que foi apresentando e sobre o Setor Juventude.

Dom Elias James Manning, ofm. Conv., bispo diocesano de Valença (RJ), esteve presente no encontro e pronunciou aos jovens sua alegria em vê-los tão empenhados na articulação do Setor Juventude e também na preparação da Semana Missionária e Jornada
Mundial da Juventude na diocese.

Por: Guilherme Penedo Lima

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email