Diocese de Macapá recebe missionários para a V Missão Jovem na Amazônia

Diocese de Macapá recebe missionários para a V Missão Jovem na Amazônia

A Diocese de Macapá sedia, desde sábado (9), o Projeto Missão Jovem na Amazônia. Com o tema “O anúncio do Evangelho da Vida no meio do mundo”, o evento reúne até o próximo domingo (17) jovens do Amapá, Pará, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul para uma experiência missionária em comunidades e paróquias de Macapá e em Santana.

— Crédito: Jovens Conectados/CNBB

A ação é uma iniciativa da Comissão Episcopal para a Juventude em parceria com o Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a promoção de ações missionárias por parte da juventude. Os jovens missionários chegaram em Macapá no sábado (9) e participaram da missa de abertura na Catedral São José presidida pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. No domingo (10) eles se reuniram no Centro Diocesano de Pastorais para um momento formativo. Em seguida, foram encaminhados para as paróquias que foram acolhidos para a missão.

De 11 a 15 de dezembro acontecem as missões nas comunidades e paroquiais onde cada jovem poderá desenvolver ou participar de iniciativas de evangelização. No domingo (17) acontecerá o encerramento do Projeto com uma missa presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilson Basso. Após a missa, os jovens compartilharão suas experiências entre si no “Encontro Missionário”.

Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo referencial para a Juventude no Regional Norte 2, exorta que a realização do evento é muito importante para os jovens:

“Antes de tudo, penso que os bispos devem levar mais a sério esse projeto, incentivando os jovens. Pois, essa é uma maravilhosa experiência educativo-pastoral, os jovens precisam dessas experiências; é necessário mais motivação e incentivo por parte das liderança adulta a começar dos bispos e assessores; os números estão alertando e gritando… quanto aos jovens que se preparam através do amor à Igreja e a abertura ao diferente”, completou Dom Antônio.

 

Cobertura Exclusiva

A equipe de Comunicação da Comissão para a Juventude CNBB, Jovens Conectados, enviou um jovem missionário, Erik Chierici, para documentar a missão jovem através da fotografia e gravação.

Erik Chierici (Jovens Conectados) na missão.

“A experiência está sendo muito intensa! É uma grande alegria poder estar aqui para registrar cada momento vivenciado na missão,  mas também de forma pessoal, é um intercâmbio cultural onde adentramos na vivência das comunidades desde os pratos típicos até a rotina das famílias. E o momento mais marcante é sem dúvida poder tocar na vida dos jovens e das crianças através das visitas “casa em casa”, onde notamos que a presença da Igreja é norteadora na vida comunitária”, disse Erik, jovem paulista, membro da equipe Jovens Conectados.

 

| Confira a cobertura da Missão Jovem, através do Instagram (@jconectados), clique aqui.

da redação, Jovens Conectados/CNBB.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email