Diocese de Joinville (SC) celebra DNJ 2015

Diocese de Joinville (SC) celebra DNJ 2015

Dia Nacional da Juventude reuniu 2.500 jovens na Comarca de Mafra

Dia Nacional da Juventude reuniu 2.500 jovens na Comarca de Mafra

Comemorando 30 anos de realização no Brasil, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi realizado pela 13ª vez na Diocese de Joinville (SC). O evento, realizado no ginásio de escola Santo Antônio, em Mafra (SC), reuniu cerca de 2.500 jovens no último dia 18, e mostrou, mais uma vez, que a juventude católica quer fazer parte da construção de uma nova sociedade. Com uma programação que se iniciou pela manhã e terminou com a celebração da Santa Missa, no fim da tarde, o DNJ 2015 fez o ginásio ficar pequeno para tanta gente, que se deslocou dos quatro cantos da diocese para se fazer presente no encontro. Em virtude da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Diocese de Joinville decidiu realizar o DNJ um fim de semana antes do dia 25. Isso para que os jovens não precisassem abrir mão de um para estar no outro.
Organizado e promovido pelo Setor Juventude da diocese, o objetivo do DNJ é celebrar este estágio de vida com as mais variadas juventudes e suas características próprias. “Deus sempre nos surpreende, sempre vai além, sempre é mais! Gratidão a Ele, à Diocese, a todas as equipes, aos jovens. A oportunidade de viver esse encontro é a concretização de muitos sonhos, a porta para realização de outros, e, sobretudo, o desafio de perseverar”, comentou a Coordenadora Diocesana do Setor Juventude, Fernanda Cristine Felicio.
Durante o dia, o músico Ricardo Assis e banda e o Ministério Marcas da Promessa se revezaram no palco animando a galera e fazendo a juventude da diocese vibrar! O DNJ tem a essência e o carisma juvenil, independente do segmento ou expressão de que o jovem faça parte ou da realidade do seu grupo.
Pela manhã, todos se uniram na oração do Terço Missionário, meditando cada dezena e orando pelos jovens e pelas nações do mundo todo, em sintonia com o projeto Rota 300 “300 anos de bênçãos, com a Mãe Aparecida, juventude em missão”. Já no período da tarde, todos seguiram em uma caminhada simbólica até o centro da cidade para buscar a cruz missionária, que a partir de agora, peregrina em todas as paróquias da Comarca de Mafra e participará de todos os DNJ’s da Diocese.
Os jovens também assistiram peças teatrais e foram convidados a refletir sobre o tema do encontro: “Juventude construindo uma nova sociedade”, momento que foi conduzido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Sérgio da Silva. O padre conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que marcou o evento, pois Jesus passeou entre os jovens e se permitiu adorar até mesmo por aqueles que estavam mais dispersos.
A cidade de Mafra é a mais distante da diocese. De Joinville até lá são quase três horas de viagem. Lucas Rodrigues, coordenador comarcal de Mafra, comemorou o sucesso de público no evento. “Foi uma graça muito grande trazer toda a diocese para a Comarca de Mafra! Bendito seja Deus! Espero que todos possam ter aproveitado bem o dia”, disse.
O DNJ 2015 terminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre referencial da juventude na diocese, padre Anderlei Silva.
Em 2016, o Dia Nacional da Juventude será celebrado pela Diocese de Joinville na Comarca Joinville Norte.

Por Fernanda Cristine Felicio, Setor Juventude – Diocese de Joinville

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email