Diocese de Formosa celebra DNJ

Diocese de Formosa celebra DNJ

SAM_8967“Feitos para sermos livres, não escravos.” Esse foi o tema da XIII Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu no último domingo (19 de outubro), em Água Fria de Goiás, na Diocese de Formosa (GO), com a organização da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O tema foi escolhido em unidade com a CNBB que o propôs para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em todo o Brasil.

A Jornada Diocesana da Juventude é coordenada pelo Setor Juventude Diocesano e seu assessor Pe. Fláunei Alves, e tem como principal objetivo promover o encontro das experiências juvenis da Diocese para um grande dia de celebração e comunhão. Assim aconteceu em Água Fria. Nas primeiras horas da manhã do domingo, jovens chegavam de todas as partes da diocese lotando em pouco tempo o Ginásio da cidade que, sob a coordenação do Pe. Darci Neres e sua equipe paroquial, se mobilizou em peso para acolher as caravanas com todo carinho e cuidado.

Com a animação da Banda Dom Supremo e pregação do Pe. João Assunção, pároco da Paróquia São João Batista, em São João d’Aliança, a manhã da jornada foi permeada pelo clima de celebração e reflexão. O padre falou a respeito do tema: “Um sistema estruturado no pecado”, alertando a juventude sobre as consequências dos pecados, que contribuem com a cultura da morte e destrói a sociedade. O ponto alto da manhã foi o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. As expressões artísticas marcaram à tarde da Jornada. Com o ministério de música Vozes Franciscanas de Cabeceiras e diversas apresentações, foi proporcionado um momento intenso de reflexão acerca do papel do cristão diante das injustiças sociais que escravizam a nossa juventude. Durante todo o dia os padres Joaquim, Jesus e Joacir estiveram presentes prestigiando o evento e atendendo confissão dos jovens.

No fim da tarde a comunidade de Água Fria de Goiás se uniu aos jovens para a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo Administrador Diocesano Pe. Romilson. Em sua colocação final, o Administrador salientou a importância da Jornada na percepção dos inúmeros talentos espalhados pela diocese que precisam ser desenvolvidos para o serviço do povo de Deus. Uma grande festa ainda aconteceu no encerramento, quando o Pe. Fláunei anunciou Cabeceiras como a próxima cidade sede da Jornada Diocesana da Juventude e os jovens de Cabeceiras ali presentes receberam das mãos da juventude de Água Fria os Símbolos Diocesanos da Jornada, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora.

A XIV Jornada Diocesana da Juventude já tem data confirmada e acontecerá no dia 26 de abril de 2015, na cidade de Cabeceiras. O cronograma de atividades do Setor Juventude sofreu algumas alterações para o próximo ano. Na diocese é sempre realizada a JDJ no dia em que a CNBB propõe que se celebre o DNJ (Dia Nacional da Juventude). Portanto, para andarmos em unidade com a Igreja no Brasil, a Jornada acontecerá no primeiro semestre como é proposto, e o DNJ, que começamos a celebrar este ano, acontecerá no segundo semestre.

A organização do Setor Juventude de Formosa agradece a todos os responsáveis pela realização de mais uma Jornada, e de forma especial agradece o acolhimento crescente que a Diocese tem dispensado à juventude.

Fonte: Herick Viana – Setor Juventude de Formosa (MG)

SAM_9024

SAM_9028

SAM_9045

SAM_9039

SAM_8989

 

 

 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email