Diocese de Caxias (RS) prepara Acampamento Jovem na Romaria da Terra

Diocese de Caxias (RS) prepara Acampamento Jovem na Romaria da Terra


A edição de 2013 da Romaria da Terra será realizada na Diocese de Caxias do Sul, no município de Bento Gonçalves. Enquanto um encontro de fé e consciência política, a romaria propõe a luta pelos menos favorecidos, pela valorização da terra e do agricultor, na busca de uma sociedade fraterna que não deixe de denunciar suas injustiças.

Há 36 anos, sempre na terça-feira de carnaval, a Igreja Católica, junto com outras entidades e organizações que apóiam a luta pela dignidade do trabalhador, convida o povo que trabalha na terra a se reunir numa grande Romaria.

Acampamento
O jovem, protagonista de uma vivência pela mudança social, é presença constante na Romaria da Terra. Jovens de todo o estado se farão presentes no Acampamento da Juventude, parte integrante da Romaria de caráter formador político-social e transformador. No Acampamento serão realizados estudos, debates e aprofundamento dos temas da Romaria que envolvam mais profundamente os jovens. A terra é tida como um espaço mínimo para o desenvolvimento da vida. Neste aspecto, não é considerada apenas produtora de alimento, mas como fonte de vida.

O Acampamento está marcado para começar no dia 10 de fevereiro, dois dias antes da Romaria da Terra, dia 12 – no Parque Fenachamp, em Garibaldi. Do domingo, dia 10, até a manhã da terça-feira, dia em que acontece a Romaria, os jovens estarão reunidos refletindo e celebrando sobre Terra, Vida e Cidadania. O tema que será trabalhado é “Juventude e ecologia”, especialmente diante da cultura urbana, ampliando o conceito de terra e relembrando que o meio urbano também depende dela.

Os jovens também farão a acolhida das caravanas de romeiros no dia 12, visando juntos celebrar, cantar e confraternizar. Como kit de sobrevivência, é importante que o jovem traga uma caneca, capa de chuva, guarda-chuva, chapéu, travesseiro e roupa de cama, material de higiene e anotação. Quem quiser participar poderá se inscrever no site www.commissaojovem.com.br, acessando a guia do Acampamento Jovem na página. No endereço também pode ser encontrada a programação completa do evento, com as oficinas e demais detalhes.

Mais informações podem ser contatadas com o Pe. Rudinei Zorzo, pelo fone: (54) 9130.0909 ou pelo e-mail commissaojovem@gmail.com. O contato também pode ser feito na Coordenação Diocesana de Pastoral, pelo fone: (54) 3211.5032 ou pelo e-mail coord.pastoral@diocesedecaxias.org.br.

Por Luciane Karen Modena
Comunicação da ComMissão Jovem
Diocese de Caxias do Sul – RS

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email