Dia nacional do surdo: felizes os que ouvem com o coração!

Dia nacional do surdo: felizes os que ouvem com o coração!

Celebramos hoje, 26, o Dia Nacional do Surdo, data que convoca todos os fiéis da Igreja a refletirem sobre a inclusão e a participação dessa comunidade nas vivências eclesiais. É certo que muito já se foi alcançado, mas há ainda o que a se fazer, para que as pessoas surdas possam ser presenças constantes em movimentos, pastorais e mesmo, nas Celebrações Eucarísticas.

João Pedro, jovem interprete de libras que descobriu, ainda criança, a beleza da atuação pastoral com os surdos.

Atitudes como a de João Pedro, que há quase 15 anos atua na Pastoral dos Surdos. O jovem goiano, de 25 anos, diz que iniciou sua atuação pastoral por curiosidade:

“Minha história (na pastoral) começou porque na minha paróquia, Santuário Sagrada Família, na época, havia pastoral e eu achava muito interessante aquilo. E como uma criança muito curiosa, diga-se de passagem, eu comecei a fazer o curso de libras e ali ja comecei a me envolver… Com 11 anos ja estava intepetrando um pouco na missa, e assim fui me envolvendo em retiros e ações da pastoral dos surdos”.

João diz enxergar os desafios de inclusão da “cultura surda” nos vários meios sociais e que é perceptível a ausência de jovens surdos nas pastorais e movimentos da Igreja.

“Por conta da língua, que se faz diferente, pelo uso da libras, se forma uma cultura dentro disto. E quando nós falamos de cultura surda, realmente tem algumas diferenças peculiares. Por exemplo, um jovem surdo necessita de um acompanhamento muito próximo, no sentido de ir até a casa, insistir, falar, convidar e convidar de novo”, afirmou João Pedro.

Francisco nos ensina sobre a Inclusão

Em 2019, o Papa Francisco, encontrou-se com a Federação Italiana de Associações de Surdos (FIAS), encorajando os presentes a viverem com positividade. O Papa também falou sobre as situações de preconceito que as pessoas surdas vivenciam, “às vezes, inclusive, dentro da própria comunidade cristã”.

“A presença de Deus não se percebe com os ouvidos, mas com a fé; portanto, eu os encorajo a reavivar a sua fé para sentir sempre mais a proximidade de Deus, cuja voz ressoa no coração de cada um e todos podemos ouvi-la”, disse o Papa.

Para que todos os jovens estejam conectados!

Em 2019, a jovem Kelita Ferreira de Oliveira, de 23 anos concedeu uma entrevista em libras, para o Jovens Conectados. Kelita, que é surda, falou sobre a importância de poder se comunicar, que é prazerozo poder interagir e ter contato com outros por meio da linguagem brasileira de sinais. A jovem ainda disse que participar da Missa é uma experiência maravilhosa, que ajuda a desenvolver as expressões dos que participam com interpretação em libras. Confira:

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email